Seminário reúne assistentes sociais e psicólogos para discutir os desafios das duas áreas no PJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Seminário reúne assistentes sociais e psicólogos para discutir os desafios das duas áreas no PJSC

Evento, promovido pelo TJ por meio da Academia Judicial, vai até amanhã

19 Setembro 2024 | 11h53min
  • Evento

Começou na manhã desta quinta-feira (19/9), no auditório do Tribunal Pleno, o Seminário Catarinense de Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário de Santa Catarina. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio da Academia Judicial, e que segue até sexta-feira (20/9), tem como objetivo fomentar o debate sobre os principais desafios dessas carreiras, discutir soluções para os problemas enfrentados no dia a dia das atividades e compartilhar boas práticas, além de promover a integração e a valorização dos profissionais que prestam serviços essenciais à Justiça catarinense.

O desembargador Luiz Felipe Siegert Schuch, diretor-executivo da Academia Judicial, deu as boas-vindas aos profissionais e destacou a importância do trabalho desenvolvido. “São duas categorias extremamente importantes, profissionais que ajudam muito em questões mais delicadas, especialmente envolvendo infância e juventude. Os debates que ocorrerão hoje e amanhã certamente trarão benefícios a todos no desenvolvimento de suas atividades quando retornarem às comarcas. Esse é o nosso propósito”, afirmou o desembargador.

O encontro aborda assuntos de grande relevância, com foco em temas sociais, jurídicos e de saúde mental, além de promover debates e palestras conduzidas por diversos especialistas. As discussões abrangem uma visão multidisciplinar, com foco em temas como gênero, adoção, proteção de adolescentes no sistema socioeducativo e práticas contemporâneas no direito de família. “Serão abordadas várias temáticas referentes ao nosso trabalho, diversos assuntos e temas importantes para o nosso dia a dia como psicólogos e para o Tribunal de Justiça. Este também é um momento de troca de experiências. Discutiremos desafios relacionados à infância e juventude e às questões jurídicas de família”, explicou a psicóloga Ariane Luise Bolognini, presidente da Associação dos Psicólogos do PJSC.

A atuação de psicólogos e assistentes sociais é fundamental no sistema judiciário, pois essas áreas trazem perspectivas mais humanas às questões legais. Esses profissionais atuam tanto nos processos que chegam às varas das comarcas quanto no atendimento extraprocessual, como o acolhimento de pessoas e a atuação em instituições que trabalham com crianças e adolescentes e, nesses cenários, enfrentam questões muitas vezes difíceis. “Este é um momento importante de encontro, de troca de experiências e de aprendizado que nos oportuniza ter ideias e proposições. A alienação parental nas varas de família e os temas relacionados à adoção, por exemplo, são questões bastante complexas, exigindo constante capacitação para garantir a excelência do nosso trabalho junto aos jurisdicionados e atender às demandas dos juízes com quem trabalhamos”, destacou a assistente social Jaqueline da Rosa Meggiato, presidente da Associação dos Assistentes Sociais do PJSC.

Acesse aqui a programação.

Veja a cobertura fotográfica do evento.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080