Saúde Itinerante melhora qualidade de vida de 1.336 colaboradores em 38 comarcas de SC   - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Saúde Itinerante melhora qualidade de vida de 1.336 colaboradores em 38 comarcas de SC  

Programa retorna em 2025 pela região serrana de SC 

15 Novembro 2024 | 17h48min
  • Saúde

Com o objetivo de descentralizar as ações da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), o programa Saúde Itinerante foi colocado em prática neste ano pela direção do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A iniciativa, que tem como finalidade promover a saúde e a melhoria da qualidade de vida, atendeu neste ano 1.336 magistrados, servidores e colaboradores em 38 comarcas. No próximo ano, o programa retorna em fevereiro com visitas a três comarcas da serra catarinense.

O Saúde Itinerante iniciou de forma tímida, a partir de um projeto piloto executado em 2023. Havia indagações sobre a ação. Será que a DSQV tem servidores em número suficiente para realizar esse projeto? Haverá apoio da administração? Como será a recepção nas comarcas? A secretária do Fórum de Videira, Luciane dal Pivo Galvan, numa das últimas comarcas a receber a iniciativa, respondeu todos os questionamentos em duas frases: "Está sendo incrível! Muito obrigada pela oportunidade".

"A determinação era maior do que nossa dúvida em conduzir o projeto, afinal ele se propõe a sensibilizar para prevenir doenças, voltar o olhar à saúde e ao autocuidado e estreitar relações. A equipe que se desloca até as comarcas é versátil e dedicada, levando consigo o acolhimento para as questões de saúde. Traz no retorno gratidão pela recepção calorosa que recebe nas comarcas e por conseguir tocar as pessoas para cuidarem da saúde”, anotou a diretora da DSQV, Graciela de Oliveira Richter Schmidt.

A ação amplia a comunicação e a percepção de reconhecimento, engajamento e pertencimento dos participantes. Em cada visita, a DSQV oferta uma ou mais das seguintes atividades: aferição de sinais vitais; prática integrativa complementar; constituição corporal; saúde mental e trabalho; cuidados bucais; AtuAs (assistente social); pausa ativa; e autocuidado. Algumas comarcas também receberam reiki, teste de flexibilidade, palestras específicas e atendimento nutricional.

Ao final de cada visita presencial uma pesquisa de satisfação é enviada, e as frases que mais aparecem são: “quando vocês voltam?”; “excelente trabalho para mudança de hábitos”; “excelente, gostamos muito”; “agradeço imensamente a oportunidade”; “senti-me bastante motivada a buscar melhorias para minha saúde”.

“Diante de tantos relatos e colhendo os resultados positivos do programa, já preparamos o itinerário de 2025, iniciando no mês de fevereiro em três comarcas da serra catarinense. Estima-se atender 1.300 pessoas nas diversas regiões do Estado no próximo ano”, comentou a chefe da Divisão de Atenção à Saúde, Cecília Ogliari Schaefer.

Quem já recebeu o programa

Joaçaba, Capinzal, Campos Novos, Otacílio Costa, Herval d'Oeste, Timbó, Indaial, Gaspar, Porto Belo, Santa Rosa do Sul, Urussanga, Orleans, Braço do Norte, São João Batista, Ituporanga, Rio do Oeste, Ibirama, Garopaba, Fórum Eduardo Luz, Unidade Presidente Coutinho (UPC), Itajaí, Navegantes, Barra Velha, Imbituba, São Miguel do Oeste, Chapecó, Descanso, Maravilha, Camboriú, Laguna, Imaruí, Santo Amaro da Imperatriz, Tijucas, Arquivo Central (Palhoça), São José, Fórum Rid Silva (Capital), Videira e Fraiburgo. 

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080