Relatório de Gestão 2022 aponta aumento da produtividade e do ajuizamento de novas ações - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Gestão
O relatório de gestão 2022 do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) foi apresentado nesta quarta-feira (15) na sessão do Tribunal Pleno. O presidente do Tribunal de Justiça (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, apresentou as principais ações empreendidas no período. Em atenção à transparência, o relatório permite consulta detalhada sobre a estrutura judiciária, a gestão, a destinação de recursos e outras providências em prol da eficiência da prestação jurisdicional à sociedade catarinense.
Um dos principais destaques é a redução do acervo no Judiciário catarinense, apesar do aumento crescente no número de novas demandas. “Na série histórica de 2019 a 2022, verificamos a redução do acervo global do Poder Judiciário. Em 2019, tínhamos 3,5 milhões de processos e, em 2022, reduzimos para 3,4 milhões. Então, a produtividade dos magistrados de Santa Catarina é crescente, mas a entrada de novos processos tem aumentado também. Passamos de 1,177 milhão em 2019 para 1,384 milhão em 2022”, anotou o dirigente máximo do Judiciário catarinense.
Veja os números
Estrutura organizacional
A estrutura organizacional do PJSC, de 1º e 2º graus, é apresentada com dados compilados sobre a força de trabalho. Constam informações sobre o quadro de movimentação na carreira da magistratura, a estrutura das comarcas e turmas de recursos e de uniformização, além da lotação dos servidores efetivos, comissionados e outros. Acesse o link.
Produtividade
Constam dados sobre a entrada de novos processos, os julgamentos realizados e o acervo processual. Os números apontam a notória e crescente litigiosidade do Estado, mas garantem posição de destaque nacional ao PJSC em relação à produtividade. Acesse o link.
Metas nacionais
As metas nacionais representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. Estão detalhados os resultados preliminares das metas nacionais do PJSC no último ano e também as metas aprovadas para 2023. Acesse o link.
Projetos e entregas
Estão detalhados os projetos e iniciativas desenvolvidos e executados pelo Judiciário catarinense que contemplam a dimensão humana; a perspectiva institucional; o fator tecnológico; e as relações interinstitucionais. Acesse o link.
Contas públicas
As finanças do PJSC em 2022 são demonstradas com dados e informações relativas à evolução das receitas e despesas, além do equilíbrio das contas e da responsabilidade fiscal. As novas implementações de despesas foram acompanhadas de profundo estudo, a fim de garantir a habitual responsabilidade fiscal que rege as decisões administrativas do TJSC. Acesse o link.
Medidas de aprimoramento administrativo
Destaque para as medidas que automatizam procedimentos, agilizam e simplificam fluxos de trabalho, otimizam recursos e reduzem despesas, capacitam colaboradores, aumentam a transparência e garantem maior eficiência à atividade-fim. Acesse o link.
Composição
Além dos desembargadores dirigentes, a composição do PJSC em 2022 inclui a Coordenadoria de Magistrados, os juízes auxiliares da Presidência, juízes-corregedores, Gabinete da Presidência, Secretaria da CGJ, Casa Militar e diretores. Acesse o link.
Vice-Presidências
Confira as competências de cada Vice-Presidência do Judiciário catarinense, com o detalhamento das principais ações e projetos desenvolvidos no período, bem como os resultados alcançados e os respectivos balanços de produtividade. Acesse o link.
Corregedoria-Geral da Justiça
Os dados estatísticos, ações e projetos da Corregedoria-Geral da Justiça referentes ao ano de 2022 constam do Portal da CGJ na aba Transparência Institucional, no tópico Relatórios de Atividades. Acesse o link.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)