Recém-chegados ao PJSC destacam madrinhas e padrinhos do programa Novos Laços - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Recém-chegados ao PJSC destacam madrinhas e padrinhos do programa Novos Laços
09 Dezembro 2022 | 10h45min
  • Servidores

Para receber, ambientar e esclarecer as dúvidas dos novos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), o programa Novos Laços adota a política de madrinhas e padrinhos. A iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) valoriza a ideia do apadrinhamento aos recém-chegados com a finalidade de auxiliar na ambientação na instituição e na adaptação às atividades que serão desempenhadas.

Na última turma de 2022 do programa Novos Laços, 23 servidores participaram das atividades. São 15 analistas jurídicos e oito técnicos judiciários que tomaram posse para diferentes comarcas do Estado. Foram cinco dias de ambientação, com atividades realizadas durante o horário de expediente, das 12h às 19h, de 28 de novembro a 2 de dezembro.

“Achei incrível a participação no programa Novos Laços. Desde a ideia de apadrinhamento por um servidor mais antigo, passando pela ambientação com os demais colegas e a instituição, a noção dos principais direitos e deveres, do autocuidado mesmo no ambiente laboral. O programa fez com que eu já me sinta parte do TJSC efetivamente. A humanização que o projeto traz, a noção de que o servidor feliz executa melhor suas atividades e a preocupação da instituição são fatores que me deixaram positivamente impactado. Sorte as vicissitudes da vida terem me trazido até este momento”, disse o analista jurídico Adam Hasselmann Teixeira, do Fórum Central da comarca da Capital.

Para o recém-chegado Cristian Vitório da Silva, técnico judiciário auxiliar da comarca de Maravilha, o programa Novos Laços traçou um novo paradigma em relação à recepção de novos servidores. “De fato, considerando que, tanto no setor público quanto no privado, a palavra do momento é ‘pertencimento’, o programa faz com que o novo servidor se sinta acolhido desde antes da posse, porquanto já recebe um padrinho/madrinha, que fica à disposição para sanar as dúvidas que eventualmente possam surgir. Além disso, a despeito da pretensão de dar um panorama geral, durante a semana do programa o agora servidor se vê municiado de informações imprescindíveis à vida funcional, como estrutura do PJSC, direitos e deveres entre outros, o que, certamente, faz com que ele inicie a sua jornada com muito mais ânimo e, de fato, sinta-se parte importante de uma estrutura maior.”

Já a técnica judiciária auxiliar Mariana Ferreira Chaves, da comarca de Itajaí, afirma que foi muito bem acolhida e instruída desde o primeiro contato com o padrinho. “Achei a iniciativa fantástica, o que me deu muita segurança para o que iria acontecer. O programa Novos Laços foi muito importante para o início no PJSC; além de acolhida, sinto-me muito mais preparada para começar meu trabalho aqui. Só tenho a agradecer, em especial ao meu padrinho Raphael, por tudo que fizeram por nós nesses dias.”

Em Joinville, o técnico judiciário auxiliar Otávio Augusto Vieira Bomtempo teve o mesmo sentimento. “Eu me senti muito acolhido por minha madrinha, pelos coordenadores do programa e pelos agentes públicos que mostraram seus ofícios. Acabei de sair de cargo efetivo em outro Tribunal e, naquela oportunidade, não experienciei nada parecido com o programa Novos Laços. A gentil acolhida faz toda a diferença nesses difíceis momentos de transições. Além disso, é muito importante ter a noção da existência de tantos setores no Tribunal.”

Além dos citados acima e dos nominados com mais depoimentos abaixo, também participaram desta edição do programa os seguintes analistas jurídicos: Alysson Bortolini Pacheco e Mairom Rosa Tambara (ambos de Concórdia), Renata Quaresma e Robson Santos de Almeida (ambos de Camboriú), Fernanda Leonstsinis Carvalho Branco (Brusque) e Francisco Barbosa Júnior (Porto Belo).

 

*Mais depoimentos*

O programa Novos Laços me transmitiu tranquilidade de saber que terei amparo e apoio durante toda minha carreira funcional no PJSC. Parabenizo toda a equipe por nos guiar e nos preparar durante essa semana.

Alexsandra Silveira dos Santos, técnica judiciária auxiliar, Porto Belo

Quando penso no programa Novos Laços, ‘acolhimento’ é a primeira palavra que vem à mente. Difícil expressar em tão poucas linhas a dimensão desse programa, porque engloba desde o conhecimento dos direitos e deveres à ambientação com os sistemas utilizados. Fica, assim, muito claro que o TJSC se preocupa com o bem-estar de seus servidores em todos os níveis e não apenas com o serviço a ser prestado, fato este que me deixou ainda mais entusiasmada para iniciar minhas atividades.

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, técnica judiciária auxiliar, Camboriú

Obrigada a todos os servidores que despenderam seu tempo e seus conhecimentos e nos acolheram através do programa Novos Laços. Ao longo da semana, sempre se mostraram dispostos e animados em sanar nossas dúvidas, explicando os conteúdos de forma objetiva, clara e organizada. Esse projeto superou expectativas, e foi fundamental para começarmos o trabalho com tranquilidade e orgulhosos em fazer parte desse Tribunal. Uma experiência maravilhosa e que nos aproximou mais da instituição.

Bianca Pacheco Tavares, técnica judiciária auxiliar, Secretaria TJ

O programa Novos Laços foi muito importante para mim, pois sanou as principais dúvidas que eu tinha sobre os benefícios e deveres que possuo ao tomar posse do cargo de analista jurídico do PJSC.

Douglas Dieder, analista jurídico, Concórdia

Foi uma ótima experiência participar do programa Novos Laços! Há um verdadeiro acolhimento ao servidor recém-chegado, não só pelos temas importantes e esclarecedores que são abordados, mas também devido à sensibilidade presente neste primeiro contato, facilmente perceptível por toda a atenção despendida pelos envolvidos neste projeto. Obrigada!

Elis Marina Marcon Schmidt, analista jurídica, Urussanga

A participação no programa Novos Laços foi essencial para que me sentisse integrante do Poder Judiciário de Santa Catarina, abriu-me os olhos para diversos deveres e benefícios que não conhecia, assim como me proporcionou uma visão ampla desse órgão de que hoje faço parte. Termino essa semana me sentido acolhida e extremamente feliz em fazer parte desta instituição!

Fernanda Ribeiro, analista jurídica, Tijucas

Sinto-me muito grata e privilegiada em poder participar desse programa, com uma equipe super prestativa e atenciosa. Com certeza vou trabalhar ansiosa no primeiro dia, mas não posso dizer que vou trabalhar sem nenhuma informação. Obrigada a todos pela dedicação e compromisso.

Francine Moreira de Oliveira, técnica judiciária auxiliar, Secretaria TJ

A instituição pode definir o servidor como um passivo ou como um ativo. Na primeira definição, o servidor será tratado como um gasto/custo a ser administrado. Na segunda definição, o servidor será visto como um patrimônio e, sendo assim, algo que mereça investimento/qualificação constante. O programa Novos Laços indica a que o PJSC vê o servidor como um patrimônio, o que merece ser saudado, em especial por oportunizar aos novos servidores um olhar mais humanizado sobre esse momento tão importante que é ingressar em uma instituição de tamanha envergadura.

Giuliano Schneider de Oliveira, analista jurídico, Concórdia

Além da inquestionável contribuição para o desempenho das atividades cotidianas de nossas funções, o programa Novos Laços e todos seus dedicados organizadores e palestrantes efetivamente acolhem os novos servidores. Mesmo ingressando em um ambiente de grande responsabilidade, essa recepção é marcada por muita empatia, confiança e sentimento de pertencimento.

Guilherme Misugi, analista jurídico, Brusque

A semana do programa Novos Laços coroou a realização do sonho que o ingresso nos quadros do Poder Judiciário representa. Além de apresentar a instituição e sua estrutura, a equipe do programa ofereceu-nos uma integração acolhedora e humanizada, amainando a ansiedade – comum nesses dias que antecedem o efetivo início das nossas funções – e potencializando as boas expectativas e a empolgação para essa nova e tão significativa jornada profissional. Com a rica experiência dos Novos Laços, inicio minha história no Poder Judiciário de Santa Catarina com o sentimento de pertencimento e de profunda gratidão.

Lucas Carvalho Mattiola, técnico judiciário auxiliar, Imbituba

Prezados, gostaria de parabenizá-los pela iniciativa do programa Novos Laços. Esta semana de ambientação foi muito valiosa, mostrando como funciona o PJSC, seus valores e princípios. Fico contente em saber da preocupação e da atenção da instituição para com o servidor, o que não ocorre da mesma forma em muitas instituições públicas renomadas do país. Um abraço a todos os colegas colabores da iniciativa!

Luiz Afonso Bilibio Dupont, analista jurídico, Laguna

Eu só tenho a agradecer aos colegas do Novos Laços pela acolhida, é um programa excepcional e que com certeza mostra o cuidado do PJSC em enxergar os servidores para além da tradicional visão de mão de obra. Não tenho dúvida de que, com iniciativas desse cunho, que visam compreender e valorizar o servidor com viés mais humanizado, o sentimento de pertencimento e a vontade de contribuir ativamente para o crescimento do PJSC aumentam, e muito. Iniciei a semana um pouco perdida, com receios e muitas dúvidas, mas a finalizei com um panorama geral da estrutura e funcionamento do Tribunal, bem assim ciente dos direitos e deveres como parte integrante do PJSC. Só tenho a agradecer aos colegas da DGP e demais colegas que contribuíram para essa linda acolhida!

Luíza Wohlmeister Azeredo, analista jurídica, Seara

O programa é muito proveitoso, realmente acrescenta muito conteúdo para o desenvolvimento profissional e pessoal do servidor. Também, é uma importante ponte capaz de criar uma aproximação entre os servidores do primeiro e segundo grau, gerando uma grande sensação de acolhimento. Tudo isso faz com que o servidor participante se sinta valorizado e com grande orgulho de fazer parte da instituição, o que, sem dúvidas, pode contribuir para a permanência no PJSC. Resumindo, o programa Novos Laços faz com que cada servidor seja realmente visto, afastando aquele sentimento comum, em instituições de grande porte, de ser apenas ‘mais um’.

Vanessa Giugni Assunção, analista jurídica, Tijucas

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080