Projeto do TJSC sobre violência doméstica é selecionado para exposição nos EUA - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Evento será na Universidade da Flórida Central, de 5 a 9 de agosto
- Violência Doméstica
Um projeto inédito no Brasil, idealizado pela Justiça catarinense, será apresentado nos Estados Unidos na 1ª edição do EXPOJUD USA. O evento ocorrerá de 5 a 9 de agosto na University of Central Florida. O convite foi feito pelos curadores da exposição, voltada à inteligência artificial generativa e cibersegurança.
Elaborado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), do TJSC, em parceria com a startup New School, o projeto “O Cuidado Transforma” conscientiza jovens sobre a violência doméstica em um mix de curso, série e jogo.
Sem custo nenhum, o estudante baixa o aplicativo e faz o curso online, em formato de série ficcional com enredo ágil e didático sobre relacionamentos abusivos e violência de gênero. Além de curso e série, é um jogo no qual o participante concorre a 252 prêmios, entre eles Iphone 12, Xbox 360, bicicleta, skate e chuteira. É a isca para atrair a atenção dos jovens, que se mantém com o desenrolar e os desafios do curso e da série, esta realizada por atores profissionais.
Para a coordenadora da Cevid, desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, “o aplicativo faz parte do nosso compromisso de promover uma cultura de respeito, igualdade e empatia, capacitando os jovens para se tornarem agentes das mudanças em suas comunidades”. O CEO da New School, João Paulo Malara, irá representar Santa Catarina e falar do projeto nos Estados Unidos. “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, afirma.