Programa Novos Laços empossa 423 novos servidores do Judiciário de SC em 2024  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Programa Novos Laços empossa 423 novos servidores do Judiciário de SC em 2024 

98% dos recém-chegados são graduados ou têm especializações e mestrados 

06 Dezembro 2024 | 18h25min
  • Servidores

Para manter uma prestação jurisdicional célere, eficiente e eficaz, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) nomeou e empossou 423 novos servidores e servidoras em 2024. Com o objetivo de acolher, orientar e apresentar os sistemas para os recém-chegados, o programa Novos Laços é fundamental na recepção desta força de trabalho. Nesta última turma do ano, foram empossados 65 novos analistas jurídicos, técnicos judiciários e oficiais de justiça e avaliadores. 

Dos 423 nomeados neste ano, 98% são graduados ou têm especializações e mestrados. São 225 graduados, 181 especialistas e 11 mestres; outros seis têm apenas o ensino médio. São 256 mulheres e 167 homens nesse total. O diretor-geral Administrativo (DGA), Alexsandro Postali, acredita que o volume significativo de nomeações de novos servidores em 2024 reforça o excelente trabalho da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), que merece o reconhecimento de todos. Além de analistas jurídicos, técnicos judiciários e oficiais de justiça, o PJSC também nomeou assistentes sociais, psicólogos, analistas administrativos e de sistema neste ano.  

“Esse sucesso na gestão de cargos deve ser comemorado não apenas pelas novas nomeações, mas também pelos procedimentos de remoção e permuta. Esses processos são resultado de um trabalho bem articulado e multissetorial, coordenado pelo Núcleo Administrativo da Presidência, envolvendo a DGA, a DGP e a Assessoria de Planejamento (Asplan). Tudo isso é realizado com uma análise técnica cuidadosa, uso eficiente dos dados disponíveis e agilidade na recomposição das saídas, o que contribui diretamente para nossa atividade-fim", ressaltou o diretor-geral Administrativo.  

Postali acrescenta que o impacto positivo dessas ações é evidente nas conversas com as unidades judiciais, que relatam a importância da chegada dos novos servidores e servidoras. “Entre as atividades desenvolvidas pela DGA, a gestão de pessoas é a que nos traz maior satisfação, pois nossos colegas servidores são o ativo mais precioso da instituição”, destacou o diretor. 

O trabalho desenvolvido pelos colaboradores e colaboradoras do programa Novos Laços também é muito bem avaliado pelos recém-chegados e até por aqueles mais experientes que trocam de cargo. “O programa Novos Laços representou o início de uma nova jornada profissional no TJSC. Nesse momento tão especial, foi muito gratificante ser acolhida por uma equipe altamente qualificada, que não mediu esforços para auxiliar e tornar ainda mais incrível essa etapa. O sentimento é de gratidão e entusiasmo em poder fazer parte dessa instituição”, concluiu a técnica judiciária Ana Leticia Krilov da Silva, da comarca de São Miguel do Oeste. 

Além da servidora citada acima e dos nominados em mais comentários, também participaram da última turma do Novos Laços os seguintes analistas jurídicos: Arthur dos Santos Trusz (Criciúma), Berenice de Moraes (Jaraguá do Sul), Davi Schutz Branga (Blumenau - Universitário), David Ferreira da Silva (Mafra), Deisi Cristina Galleazzi (São Miguel do Oeste), Eloisa Natalia Weirauch (Santa Cecília), Gabrielli Mohr Dutra (Concórdia), Paula Amélia de Souza (Concórdia), Pedro Benedito Kozeschen dos Santos (Mafra), Pedro Henrique de Lima Toffoli (São José), Rafaela Ferrarese (Concórdia), Rafaela Pontes Piratelo (Jaraguá do Sul), Ricardo Felipe Maciel Bittencourt (Campos Novos), Alvair David Silva Junior (Jaraguá do Sul), Ana Paula Brito Zanon (Ipumirim), Guilherme Milkevicz (Capital – Central) e Monique Leticia de Lima Heck (Concórdia). 

E os seguintes técnicos judiciários (TJA): Ana Paola Fernandes Breier (São Miguel do Oeste), Andressa Oliari (Fraiburgo), Anna Karenina Righetto Borges (São José), Eduarda Maris de Lima Heck (Concórdia), Grasiele Freire Escapini (Concórdia), Herica Tainara de Freitas Monteiro (Braço do Norte), José Pedro Corrêa (Penha), Liryan Eder (São Lourenço do Oeste), Lourrany de Castro Alves (Chapecó), Luana da Costa Faes (Rio do Sul), Nade Clarice Rosa Luciano (Tubarão), Pamela Cordeiro Roza (Brusque), Rodrigo Menezes de Oliveira (São José), Thayani Silva da Costa (Fraiburgo), Victor Manfro Silva Rosa (Blumenau) e Alessandra Marcon Zanchetta (Xanxerê). Por fim, o oficial de justiça e avaliador Rodrigo Macedo Furtado Chaves (Guaramirim) e a assistente social Aline Maria Silveira de Oliveira (Herval do Oeste). 

 

Veja os cargos ocupados pelos 423 servidores* 
 
Analista administrativo – 15

Analista de sistemas – 10 

Analista jurídico - 223 

Assistente social – 2 

Oficial de justiça e avaliador – 21 

Psicólogo - 4 

Técnico judiciário auxiliar – 148 
 
*nomeados em 2024  

 

 

Mais comentários 

“Foram cinco dias excelentes e de muito aprendizado, não apenas para os novos servidores, mas também para aqueles que trocaram de cargo no TJSC.”

Alisson Vitorassi da Silva, analista jurídico - Tubarão 

 

“Novos laços deu um impulso fundamental para o início dos trabalhos, tanto na questão do dia-a-dia como no conhecimento de direitos e deveres.” 

Ana Paula Conceição de Jesus, TJA - Jaraguá do Sul 

 

“Foi muito satisfatório conhecer melhor a estrutura da instituição em que estou ingressando, ainda mais saber todos meus direitos, deveres e obrigações. As aulas foram leves e animadas.” 

Camila Battanoli Medeiros, TJA - São José 

 

“Experiência enriquecedora, senti-me acolhido e as informações são muito necessárias.” 

Davi Soares Alves, analista jurídico - Criciúma 

 

“Participar do programa Novos Laços foi muito enriquecedor. O acolhimento, a integração e a orientação sobre direitos e deveres são de extrema importância para quem está iniciando no PJSC.” 

Deise Citadin, TJA – Ibirama 

 

“O programa Novos Laços foi crucial para a compreensão da dinâmica do Tribunal. Através das exposições realizadas pela equipe, pudemos ter clareza com relação aos nossos direitos e deveres, bem como realizar trocas de experiências entre diversos empossados que vieram de outros órgãos públicos. O que mais me chamou atenção no desenrolar das atividades foi a preocupação com a saúde física e mental dos servidores, a instituição tem um olhar humano e traz diversas alternativas para facilitar a prestação dos serviços, de forma séria, comprometida e sobretudo, leve. Cheguei com inúmeras preocupações, temores e anseios e saí com o coração leve, com a sensação de que embora desafiadora, a caminhada será excepcional. Estou imensamente feliz e grata a Deus pela oportunidade de vivenciar tudo isso.” 

Elioenia Souza Menezes, analista jurídico - Tubarão 

 

“Após a participação no programa Novos Laços o sentimento é de gratidão e satisfação por ingressar em uma instituição de excelência e tão acolhedora.”

Éllen Crissiane de Oliveira Cilião, analista jurídica - Mafra 

 

“O programa é excelente para nos tranquilizar, acolher e dar as principais diretrizes sobre a instituição, sobre o que podemos esperar dela e sobre o que será esperado de nós. Gostei muito da experiência e dou sinceros parabéns pela iniciativa.” 

Emanuele Sarai Ramos, oficial de justiça e avaliadora – Videira 

 

“Gostaria de expressar minha gratidão à equipe do TJSC pela calorosa acolhida e pela oportunidade de participar do Novos Laços nesta semana. Esse período de imersão foi fundamental para compreender a estrutura da instituição, nossos direitos, deveres e as possibilidades de crescimento na carreira. A abordagem clara sobre temas foi extremamente enriquecedora e inspiradora para iniciar essa nova jornada com segurança e propósito. O programa Novos Laços demonstrou o comprometimento do Tribunal em valorizar seus servidores, oferecendo um suporte inicial que vai além das expectativas. Além disso, foi uma experiência de troca e aprendizado, onde pude conhecer colegas que também estão iniciando suas trajetórias e compartilhar desse momento único com eles. Agradeço a todos os envolvidos na organização e execução do programa, que transmitiram informações de maneira acessível e com evidente dedicação. Saio dessa experiência mais confiante e preparada para desempenhar minhas funções com excelência e comprometimento. Estou certa de que esse foi apenas o primeiro passo de uma jornada repleta de aprendizado e crescimento. Muito obrigada a todos os envolvidos!”

Ewelyn Siqueira Martendal, TJA – Santo Amaro da Imperatriz 

 

“O programa Novos Laços representou um verdadeiro acolhimento do Tribunal para com os novos servidores. De modo geral, posso dizer que tudo o que um servidor precisa saber com relação aos seus direitos e deveres foi abordado minuciosamente. Sou eternamente grato à iniciativa desta instituição a qual faço parte desde o dia 25 de novembro. Só me resta agora agradecer a todos pelo auxílio e corresponder ao investimento do Tribunal servindo à altura a população catarinense e a todas aqueles que precisarem da nossa Justiça!”

Felipe Martins de Souza, analista jurídico - Garuva 

 

“Foi uma oportunidade excelente de conhecer a instituição na qual irei trabalhar, o tipo de ambientação que é muito raro de se ver tanto no serviço público quanto no privado.”

Felipe Santos Passos, analista jurídico - Brusque 

 

“Participar do programa Novos Laços representou uma excelente acolhida aos novos servidores, considerando seus anseios, medos e expectativas. Ter este primeiro contato foi de primordial importância, não apenas para tomar ciência de direitos e deveres, mas também para saber que o sistema é feito de pessoas, sempre dispostas a nos ouvir e auxiliar da melhor maneira possível. Tenho certeza de que será uma experiência incrível fazer parte!”

Gersika Grasel, TJA – Catanduvas 

 

“Participar do programa Novos Laços foi um marco no início da minha carreira como servidora efetiva. Fomos carinhosamente acolhidos por toda a equipe, que não mediu esforços para sanar todas as dúvidas. Gratidão ao TJSC pelo programa!”

Jessica Caroline Aleixo, TJA - Balneário Camboriú 

 

“Foi fantástico, um programa acolhedor. Além do que, todos os servidores envolvidos foram muito gentis ao apresentar o TJSC e passar as informações aos novos colegas.”

João Felipe Berçot dos Santos Casado, TJA - Balneário Camboriú 

 

“Foi excelente conhecer novos colegas virtualmente e o acolhimento de antigos servidores.” 

Juliana da Silva Dalpiaz, TJA - Biguaçu 

 

“O programa Novos Laços foi uma excelente experiência, sobretudo pela clareza nos detalhes repassados e a prestatividade dos envolvidos. Após a conclusão do programa, sem dúvidas, ingressaremos no Poder Judiciário catarinense mais capacitados.” 

Júlio César Ranzi, TJA – Campos Novos 

 

“O programa Novos Laços foi primordial em meu primeiro momento enquanto servidora do TJSC. O programa nos dá um norte, uma visão geral do funcionamento do órgão, o que nos auxilia a entender o nosso papel dentro do próprio TJ.“ 

Keila Guedes Fernandes Peretto, TJA – Guaramirim 

 

“Participei há pouco tempo do programa em decorrência da posse no cargo de técnico judiciário auxiliar, e poder participar novamente, agora em razão da posse em um novo cargo, é muito gratificante. Além de constatar na prática os efeitos positivos do programa, especialmente pelo acolhimento proporcionado pelos servidores, estagiários e colaboradores da comarca de Braço do Norte, com destaque para a equipe da 1ª Vara Cível (onde fui lotado no cargo de TJA), o novo servidor, durante a semana de imersão, recebe inúmeras informações sobre seus direitos e deveres. Esse processo proporciona segurança para o início da atuação profissional. Para aqueles que, de alguma forma, já integravam o quadro de servidores do PJSC, trata-se de uma excelente oportunidade para aprofundar seus conhecimentos acerca dos direitos e deveres. A iniciativa do TJSC é, sem dúvida, fantástica.” 

Luiz Antônio Patrício Araujo, analista jurídico - Imbituba 

 

“Extremamente especial a semana de participação no programa Novos Laços, desde o acolhimento realizado desde a convocação para assumir o cargo, por meio da gentileza e acolhimento dos padrinhos, até a realização das palestras e treinamentos, com um cronograma riquíssimo de leituras no novo portal. Mesmo para os servidores que já integravam o quadro, como era o meu caso, as palestras foram extremamente enriquecedoras, e os facilitadores extremamente solícitos para tirar dúvidas. Aprendemos coisas novas, reaprendemos e relembramos o que já sabíamos. A semana passou voando, e permitiu com que a nova turma de empossados pudesse iniciar suas atividades com segurança, confiança e, principalmente, com orgulho e gratidão em fazer parte de tão honrada instituição. Muito obrigado por oportunizarem uma experiência tão especial!”

Marcelo Borges da Silva, analista jurídico - Curitibanos 

 

“Excelente inciativa, mesmo para mim que sou servidor há anos.”  

Nicolas Daniel Reva, analista jurídico - Mafra 

 

“Participar do programa Novos Laços foi importantíssimo, pois proporcionou uma ambientação completa, com riqueza de informações, além de um acolhimento impecável. Agradeço a todos os envolvidos, pela dedicação e pelo conhecimento compartilhado. Sou grata por ter participado e por fazer parte do PJSC.” 

Paula Moreira Machado, analista jurídico - Tubarão 

 

“Um excelente programa que muito me auxiliou no primeiro contato com o PJSC. Representou uma primeira ambientação muito adequada, conferindo maior segurança para o desempenho das funções a partir da próxima semana.” 

Paulo Henrique Caron, analista jurídico - São Miguel do Oeste 

 

“Se tivesse que definir o programa Novos Laços em apenas três palavras elas seriam: uma experiência extraordinária. Ingressar nos quadros do Poder Judiciário, por si só, é um privilégio. Mas ter a chance de participar de um programa de acolhimento como o Novos Laços torna este privilégio ainda maior. Mesmo já sendo servidor efetivo da instituição há alguns anos foi possível aprimorar diversos conhecimentos. Uma alegria imensa.” 

Paulo Ribeiro, analista jurídico - Tangará 

 

“A experiência vivenciada reforçou a conduta de preocupação do TJSC com a saúde mental e física dos servidores, bem como a sensação de bem-estar no serviço público. Isso terá, certamente, reflexos positivos na qualidade do serviço prestado pelos novos servidores.” 

Raquel Bietá Frank, TJA - Criciúma 

 

“Foi muito legal aprender sobre a empresa, nossos direitos e deveres.” 

Rosangela da Silva Gomes, TJA – Capital – Central 

 

“Foi muito importante. Senti mais segurança para o primeiro dia de exercício. E a base foi muito importante.” 

Simone Aparecida Walter Russi, TJA – Capital – Eduardo Luz  

 

“O programa Novos Laços não é só importante para conhecermos os direitos que passamos a titularizar e dos deveres que teremos que cumprir a partir da posse, mas também porque garante uma admissão acolhedora na instituição. Durante a semana de atividades, tive a oportunidade de conhecer ferramentas e programas fundamentais oferecidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que serão indispensáveis ao longo da vida funcional.” 

Thiago Roberto Sales da Silva, analista jurídico - São Miguel do Oeste 

 

“Programa oferecido que diferencia o TJ dos demais órgãos públicos. Auxilia demais o servidor nesse início de jornada, fornecendo informações de diversas áreas. Além disso, oferece um sentimento de pertencimento e otimismo com aquilo que vem pela frente.” 

Vitor Vidart Kreisig, analista jurídico - Imbituba 

 

“Fiquei muito surpresa com o Novos Laços, pois, apesar de já ser servidora no PJSC, tive acesso a muitas informações que desconhecia. Também senti muita diferença entre minha posse anterior e a de agora: com o programa, os novos servidores iniciam o trabalho se sentindo muito mais seguros (e, claro, acolhidos), já que, durante a semana de ambientação, são apresentados aos sistemas e à estrutura do Tribunal, além de terem várias dúvidas sanadas.” 

Yara Kuszka Guglielmetto, analista jurídica - Capital – Eduardo Luz 

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080