Programa Novos Laços é um 'portal de boas-vindas' aos recém-chegados ao PJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Administração
Na última edição de 2023, o programa Novos Laços empossou 24 novos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). A iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) responsável pelo acolhimento e ambientação desperta os mais diferentes sentimentos nos recém-chegados. O programa pode ser um “portal de boas-vindas” para uma servidora ou um “abraço acolhedor” para outra. Há quem acredite que ele “encurta esse processo de adaptação” e, por isso, merece “nota 1000”.
“Minha experiência com o programa Novos Laços foi como um portal de boas-vindas, quando você está viajando e chega a uma nova cidade; me senti acolhida, animada, cheia de boas expectativas e com mais vontade de seguir em frente”, anotou a analista administrativa Beatriz Heloui de Araújo, da comarca de Garuva.
Há dois anos o programa contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional, além de orientar os novos servidores no que for necessário para o início do exercício profissional. Durante uma semana, orientados por madrinhas e padrinhos, os recém-chegados têm encontros virtuais diários com diversas unidades do TJSC e leituras dirigidas ao longo do expediente, e recebem informações sobre seus direitos e deveres. O objetivo é que a sociedade catarinense tenha um servidor de excelência na prestação jurisdicional.
“Ter a oportunidade de participar do programa Novos Laços e conhecer a estrutura interna do PJSC e seu funcionamento foi muito importante para aprimorarmos e estreitarmos os laços com os futuros colegas, bem como para estarmos prontos para iniciar o serviço público de forma qualificada, já sabendo adequadamente nossos direitos, deveres e, principalmente, nossas obrigações”, comentou a técnica judiciária auxiliar Eluza Helena Sperandio Giacomossi, da comarca de Gaspar.
Além dos servidores citados acima e dos nominados em “Mais comentários”, participaram desta edição os seguintes técnicos judiciários: Abelardo Bispo Santana (Itapema), Bernardo Viana (Criciúma), Bruna Capistrano (Rio do Sul), Gabriela Baduy Raccanello (Itapoá), Guilherme Benevenutti (Rio do Sul), Manoel Arthur Likes da Cruz (Itajaí), Marcos Alexandre Hawerroth Baron (Gaspar), Orli Wagner Júnior (Correia Pinto) e Roger Simões de Souza (Capital – Fórum Rid. Silva). E os seguintes analistas jurídicos: Nakita Suzana de Freitas Tiskoski (Orleans) e Sérgio Bittencourt de Souza (Jaguaruna).
Mais comentários
Participar do programa Novos Laços significou o início de um ciclo, acolhimento e empatia dos colegas. Muitas vezes não é fácil ingressar em um novo trabalho e nova instituição, ter que se adaptar à nova realidade de forma rápida. O programa foi fundamental para encurtar esse processo de adaptação. Muito obrigado.
Igour Armond Mendes, analista jurídico – São José
O programa Novos Laços foi extremamente importante para o início da minha jornada no Poder Judiciário catarinense, especialmente porque iniciarei minhas atribuições com diversos conhecimentos e noções essenciais para trabalho que será desenvolvido no dia a dia. Fica o sentimento de gratidão por essa iniciativa do Tribunal e por todos os servidores que foram verdadeiros professores nesta semana, e aos nossos queridos padrinhos e madrinhas.
Marcelo Henrique Sachetti Martins, TJA – Criciúma
O programa foi fundamental para possibilitar uma maior segurança para trabalhar no PJSC. Além de me sentir muito bem acolhida pelos profissionais que participaram.
Olívia Rogério Brandão de Souza, assistente social - Blumenau
Trilhar o programa Novos Laços foi uma experiência única, fundamental para iniciar a jornada com informações sem as quais encontraria, de início, maiores dificuldades. A equipe toda se mostrou muito organizada e de prontidão para sanar quaisquer dúvidas. Só tenho a agradecer pela iniciativa e oportunidade concedidas! Nota 1000!
Rafael Augusto Lubachevski Perondi, TJA – Maravilha
Excelente acolhimento e direcionamento. Sem o programa não teria tanto conhecimento das ferramentas existentes e dos setores responsáveis, sobretudo para resolver nossas demandas. Só elogios a toda equipe pela entrega!
Rafaela Acevedo, TJA – Meleiro
O programa Novos Laços foi uma ótima ferramenta de boas-vindas no PJSC! Oportunizou o compartilhamento de conhecimento com os novos colegas e com as equipes de gestão!
Roberta Franceschi Ferreira, TJA – Joaçaba
Participar do programa Novos Laços representou um abraço acolhedor de um órgão que preza pelas relações interpessoais e seus reflexos no trabalho.
Rosilaine Francisca Steinbach Orru da Silva, TJA – Navegantes
O programa me representou acolhimento para uma nova etapa de minha vida, ainda mais pelo fato de que precisei realizar uma grande mudança geográfica. Só tenho a agradecer toda a equipe do TJSC pelo apoio.
Sérgio Mendonça dos Anjos, TJA – Criciúma
O programa Novos Laços representou ingressar no Poder Judiciário com acolhimento, exposição do que é esperado de nós enquanto servidores e do que nos é proporcionado pelo PJSC. Participar do programa minimizou muito a insegurança de estar iniciando uma nova jornada e proporcionou sensação de pertencimento desde os primeiros dias. Obrigada a todos os envolvidos que se esforçaram para nos receber tão bem.
Sófia Duarte Heidemann, oficial de justiça e avaliadora – Braço do Norte
O programa Novos Laços foi acolhedor e muito importante para dar início a essa nova etapa na minha vida profissional. Entrarei em exercício muito mais confiante e com o sentimento de pertencimento à família do Poder Judiciário.
Stephanie Wichert, analista jurídica – São José
Gostaria de agradecer a iniciativa do programa Novos Laços, sobretudo a disposição de atenção dos profissionais, e agora colegas, que compartilharam de seus conhecimentos e experiências, de modo que me senti acolhido e mais seguro para iniciar minhas funções, principalmente por não ser o Direito a minha área de formação acadêmica. Em especial, agradeço a minha madrinha Alma Serena pela atenção, disponibilidade e prontidão, o que se estende ao secretário da comarca em que atuarei, Marcos Vinício.
Wallace Silveira dos Santos, TJA - Concórdia
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)