Programa Novos Laços apresenta rede de apoio aos recém-chegados ao Judiciário de SC  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Programa Novos Laços apresenta rede de apoio aos recém-chegados ao Judiciário de SC 

16 novos servidores foram nomeados neste mês de abril 

22 Abril 2025 | 16h21min
  • Servidores

Para apresentar uma rede de apoio que gera tranquilidade e desperta o sentimento de pertencimento, o programa Novos Laços recepcionou neste mês de abril 16 novos servidores e servidoras do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). A iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) tem a finalidade de oferecer acolhimento e auxiliar em sua ambientação funcional. Nesta edição, foram nomeados e empossados assistentes sociais, analistas administrativos, técnicos judiciários e analistas jurídicos para diferentes comarcas do Estado.

Na opinião da técnica auxiliar Ana Caroline Alexandre, da comarca de Meleiro, acolhimento e pertencimento são as palavras que melhor definem o programa. “Sentir que não estamos sozinhos nesse processo e saber que há uma rede de apoio disponível traz tranquilidade e fortalece ainda mais o sentimento de fazer parte da família TJSC. Agradeço a todos os servidores envolvidos por proporcionarem um início mais leve, humano e significativo”, contou a nova servidora.

Durante uma semana, os recém-chegados têm encontros diários por videoconferência. Acompanhados por padrinhos e madrinhas, os novos servidores e servidoras passam pelo acolhimento, pela ambientação e têm acesso aos sistemas administrativos e judiciais que serão utilizados no transcorrer da carreira profissional no Judiciário catarinense. O objetivo é orientá-los para o que for preciso, além de contribuir para o crescimento profissional de cada novo colaborador.

“O programa Novos Laços foi um presente no ingresso ao Judiciário catarinense. Me senti acolhida e muito bem recepcionada. Além disso, foi fundamental ter acesso às informações sobre direitos e deveres do servidor, bem como à introdução aos sistemas digitais utilizados no espaço institucional. O sentimento é de tranquilidade por saber onde buscar os conteúdos abordados no programa, bem como por ter conhecido as pessoas referências em cada item. Foi a primeira vez que tive a oportunidade de viver uma ambientação com essa carga horária e qualidade. Achei fundamental”, disse a assistente social Carolina Carneiro de Melo, da comarca de Presidente Getúlio.

Além dos citados acima e dos nominados em “Mais comentários”, também participaram os seguintes técnicos judiciários (TJA): André Luiz Salgado Martins (Timbó), Bruno César Fraporti Vigineski (Gaspar) e Henrique Antônio Gasperin (Tangará), além da assistente social Jéssica Flores Mizoguchi (Penha) e da analista jurídica Larissa Paul (Capital – Turmas Recursais).

Mais comentários

“Gostaria de agradecer a todos os servidores que participaram da organização do programa Novos Laços, que tiveram essa iniciativa inovadora e estão expandindo cada vez mais o programa. A minha experiência foi ótima, todos foram muito acolhedores, didáticos e passaram muito conhecimento importante para iniciar na carreira no Poder Judiciário. O programa é importantíssimo, principalmente para conhecermos os nossos direitos e benefícios, e isso mostra como os servidores são valorizados. Agradeço também a minha madrinha, que fez o primeiro contato e me fez perceber que não seria apenas um número de matrícula, e que junto ao programa me ajudaram a me sentir incluída e menos ansiosa pela grande mudança que viria na minha vida.”
 
Alessandra Pereira, analista administrativa - São Francisco do Sul

“O programa Novos Laços facilita a adaptação dos participantes e contribui significativamente para a integração e o desempenho dos servidores em suas novas funções.” 
 
Júlia Höpner Pierozan, analista jurídica - Timbó

“O programa Novos Laços se mostrou uma experiência incrível de acolhimento para os novos servidores, gerando momentos riquíssimos de aprendizagem sobre o funcionamento do PJSC.” 
 
Lucas Haygert Pantaleão, assistente social – Orleans

“Participar do programa Novos Laços fez com que eu me sentisse acolhida e mais segura em tomar posse no TJSC. O programa nos capacita para o início da nossa carreira na instituição, proporcionando experiência, treinamento e vínculo entre a equipe e os novos empossados. Penso que há também vantagens para a comarca que recebe um servidor mais preparado e animado para iniciar suas funções.”

Mayara Montibeller Zimmermann, TJA – Porto Belo

“Participar do programa foi uma experiência gratificante! Embora já há muitos anos na instituição, foi maravilhoso ser acolhida e ambientada nessa nova fase da carreira. Foi igualmente maravilhoso perceber o quanto este projeto impacta na vida das pessoas e o quanto torna mais agradável o enfrentamento das mudanças do cargo.”

Patricieli Tomaz Santiago de Souza, analista jurídica - Santa Cecília

“O programa é uma iniciativa bem interessante e cumpre seu papel de acolhimento e ambientação do servidor. Fiquei superanimada em saber que o Poder Judiciário de Santa Catarina valoriza seus servidores. Me senti mais segura e tranquila para o início do exercício das minhas funções.”

Priscilla Thereza Souza Sena, TJA – Capital – Norte da Ilha

“O programa Novos Laços é excepcional! O zelo e carinho na escolha e execução de cada tema é notório. Fui muito bem acolhida e durante a semana de ambientação funcional já pude desfrutar do sentimento de pertencimento junto aos demais servidores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Fiquei maravilhada com o olhar sensível e tratamento humanizado com os servidores que estão ingressando no Poder Judiciário catarinense, desde o diferenciado e-mail de convocação. Parabéns pela iniciativa e obrigada por tudo!”

Rozania Aparecida Arno da Silva dos Santos, analista jurídica - Secretaria TJ

“O programa Novos Laços é um diferencial quando se trata de acolhimento ao servidor que ingressa no Poder Judiciário de Santa Catarina. Além de oferecer todo o suporte inicial com as ferramentas de acesso aos sistemas, criação de credenciais de maneira muito rápida e esclarecimentos a respeito dos direitos e benefícios dos servidores, senti uma verdadeira entrega por parte da equipe de acolhimento, que é muito sensível, empática e acolhedora. Com toda a certeza, me senti segura e bem-vinda à casa nova.”

Talita Ribeiro Rodrigues, TJA – Capital – Norte da Ilha

“O programa Novos Laços é uma iniciativa excepcional do TJSC em transmitir as principais informações acerca dos direitos, deveres, benefícios, estrutura geral da instituição entre outras informações relevantes para os novos servidores.”

Victor Ronaldo dos Santos Lopes, TJA – Porto Belo 

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080