Programa Novos Caminhos recebe novas homenagens nas comarcas de Itajaí e Lages - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Instituições reconhecem importância do programa para SC
- Reconhecimento
O programa Novos Caminhos segue sua trilha de sucesso e, cada vez mais, angaria respeito e reconhecimento por onde atua nas diversas regiões de Santa Catarina. Desta feita, as homenagens foram prestadas nas comarcas de Itajaí e Lages. Na primeira, o programa recebeu uma moção de congratulações e reconhecimento por parte da Câmara de Vereadores. Na segunda, o Novos Caminhos foi agraciado com um certificado de Amigo do CIEE/SC (Centro de Integração Empresa-Escola). Acompanhe abaixo:
Itajaí
O programa Novos Caminhos, iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), recebeu uma Moção de Congratulações e Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI) pelos relevantes serviços prestados aos acolhidos de Itajaí e região. A homenagem, de autoria do vice-presidente da CVI, vereador Rubens Angioletti, ocorreu na última terça-feira (3/12), durante sessão ordinária.
Em seu discurso, o juiz Fernando Machado Carboni, titular da Vara da Infância, Juventude e Anexos de Itajaí, expressou sua satisfação pela homenagem e destacou a importância do programa para a transformação de vidas no estado. “Fiquei muito feliz com essa moção ao programa Novos Caminhos, que, na minha opinião, é um dos melhores programas do Poder Judiciário catarinense. Este programa, que começou em 2013 em Chapecó, visa dar aos adolescentes acolhidos as ferramentas necessárias para uma vida adulta digna, com qualidade, saúde e oportunidades de emprego. Com parcerias essenciais, como a da FIESC, SENAC, SESC, CIEE, entre outras, o programa oferece cursos profissionalizantes, educação básica, qualificação técnica, apoio psicológico e odontológico”, destacou.
O magistrado enfatizou a transformação provocada pelo programa no acolhimento de adolescentes em Santa Catarina, ao observar que o antes e depois do Novos Caminhos é evidente, principalmente ao garantir aos jovens o acesso a oportunidades de trabalho e educação. "Hoje, os adolescentes que têm vontade de estudar ou trabalhar podem encontrar vagas de ensino básico, profissionalizante e até mesmo programas de jovem aprendiz", afirmou. Ele também ressaltou a importância do programa como uma medida de prevenção à criminalidade, ao citar o risco de jovens desacolhidos se envolverem com atividades ilícitas devido à falta de ocupação e perspectivas.
O vereador Rubens Angioletti também se manifestou sobre o impacto do programa, sua relevância para a comunidade e a honra que sentiu em poder homenageá-lo. “Eu me sinto extremamente honrado em falar sobre este projeto transformador que tem mudado vidas em nosso Estado e região. É um programa que merece todo o reconhecimento possível”, afirmou.
Em sua fala, a assistente social judiciária, Francilene Laureano Moreira Krzisch, e interlocutora do Programa na região da Foz do Rio Itajaí, falou sobre o papel fundamental do Novos Caminhos na criação de oportunidades para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. "Como não ser entusiasta de um programa que nos possibilita ser ponte? Ponte entre aqueles que vivem na invisibilidade, na certeza de um caminho incerto, e aqueles que têm o poder de oportunizar um novo caminho. Um programa que reúne tantas parcerias do setor privado e da sociedade civil, que, mediante as ações de responsabilidade social, possibilitam complementar as incompletudes do poder público, tornando-se visionários para transformar vidas", destacou.
A interlocutora de responsabilidade social da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) na região da Foz do Rio Itajaí e Itajaí Mirim, Isolete Aparecida Furlan, agradeceu a homenagem e ressaltou a importância do trabalho realizado na região.
"Atualmente nós temos 138 adolescentes atendidos em casas de acolhimento na região. Desses, 54 já estão aptos para o mercado de trabalho. Entre eles, 27 estão inseridos em atividades profissionais, seja como jovens aprendizes ou contratados pelo regime CLT. No entanto, ainda temos 27 jovens prontos para trabalhar, que buscam uma oportunidade de emprego. Para isso, contamos com a sensibilização de empresas e empresários. Nosso pedido a esta Casa é que nos ajudem a promover essa conscientização e a criar novas parcerias, possibilitando que mais jovens tenham acesso ao mercado de trabalho. Com esse apoio, podemos ampliar os atendimentos e oferecer um futuro mais promissor para esses jovens", concluiu Isolete.
A Moção de Reconhecimento foi uma forma de a Câmara de Vereadores de Itajaí agradecer ao Novos Caminhos pelos resultados gerados para a comunidade, ao promover oportunidades e mudanças reais na vida dos adolescentes em acolhimento institucional. A indicação partiu do assessor do vereador Rubens Angioletti, Silvano Felisbino Junior, que é um entusiasta do programa e amigo cidadão do Novos Caminhos.
Lages
O CIEE/SC promoveu no último final de semana, em Lages, as últimas reuniões do ano do Conselho da entidade. Na oportunidade, foram homenageadas entidades e organizações parceiras. Entre as homenagens, destaque para o programa Novos Caminhos, idealizado pelo TJSC, Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e FIESC, e a Vara da Infância e Juventude da comarca local.
O CIEE/SC é parceiro da iniciativa há dois anos. Em 2024, cerca de 200 jovens participaram do programa de aprendizagem por meio do Novos Caminhos em todas as regiões do estado. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia de jovens que vivem nas 233 instituições de acolhimento de Santa Catarina. A eles são oferecidos serviços de educação, saúde e articulação para o mundo do trabalho.
A Vara da Infância e Juventude da comarca de Lages também foi reverenciada pela dedicação aos jovens e ao futuro da sociedade. Consta na placa entregue à unidade os dizeres: "A dedicação e apoio da sua instituição fortalecem sonhos, conectam vidas e promovem oportunidades que transformam trajetórias, contribuindo para um mundo mais inclusivo e promissor".
Titular da Vara da Infância e Juventude, o juiz Ricardo Fiúza agradeceu a homenagem. “O reconhecimento do CIEE/SC reforça a importância do trabalho conjunto entre o Judiciário, instituições parceiras e a sociedade para transformar a vida de jovens em situação de acolhimento. O programa Novos Caminhos é um exemplo claro de que, com dedicação, é possível proporcionar cidadania, autonomia e dignidade aos nossos jovens.”
No evento, ainda foram homenageados com o certificado Amigo do CIEE/SC a Prefeitura e a Câmara de Lages, a Uniplac, a Apae, a Associação Comercial e a Câmara de Dirigentes Lojistas, entre outros parceiros.