Voltar Programa Novos Caminhos é apresentado a universitários de Jaraguá do Sul 

Encontro teve como objetivo estimular a autonomia dos jovens abrigados

Estudantes dos cursos de Direito, Psicologia, Enfermagem, Pedagogia e Serviço Social da Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul tiveram a oportunidade, na última terça-feira (28/5), de conhecer detalhes do programa Novos Caminhos, do TJSC. Durante o encontro, os alunos discutiram formas, cada um em sua área, de ajudar no desenvolvimento de ideias que estimulem a autonomia dos jovens abrigados.  

O encontro contou também com a presença da juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, titular da Vara da Infância e Juventude e Anexos, e da interlocutora do Novos Caminhos Ana Paula Fardin Soares, além de professores das disciplinas dos cursos. "Estivemos reunidos com universitários e professores da Faculdade Anhaguera com a finalidade de divulgar o programa Novos Caminhos e sensibilizar os acadêmicos e o corpo docente acerca de seu papel social dentro da comunidade. Salientou-se a necessidade premente de garantir aos jovens acolhidos oportunidades de qualificação e colocação no mercado de trabalho durante o período que antecede sua desinstitucionalização em razão do advento da maioridade, e reforçou-se ser dever de todos, inclusive da sociedade civil, garantir, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da população infantojuvenil", explicou a juíza. 

Para a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul, Sandra Pereira Cacciatore, há planos para maior integração entre a instituição e o Novos Caminhos. “Pensamos em desenvolver projetos para auxiliar socialmente os abrigados. Em todos os cursos de graduação já existe a obrigação dessas ações, e o PNC encaixa-se no perfil,” destaca. 

O programa 

O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense (PJSC), a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.