Voltar Programa Aproxima realiza sua etapa inaugural ao reunir 28 juízes na sede do TJSC 

Evento encurtou distância de diretores e estruturas disponíveis

Um grupo composto de 28 juízes que atuam em comarcas de diversas regiões do Estado participou na manhã desta sexta-feira (5/7), no Auditório Desembargadora Thereza Tang, na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis, da etapa inaugural do programa Aproxima, concebido pela Presidência do TJ através de seu Núcleo Administrativo.

O objetivo principal do Aproxima é estreitar as relações entre os magistrados que atuam no 1º grau de jurisdição e os órgãos administrativos centralizados do Judiciário catarinense, de forma a compartilhar conhecimentos sobre a estrutura, organização e diversos setores e diretorias existentes, com base em uma relação de interdependência para o bom funcionamento das comarcas.

O presidente do TJ, desembargador Francisco Oliveira Neto, explicou que logo depois de eleito, mas antes de tomar posse, esteve reunido com todas as diretorias para conhecer os trabalhos desenvolvidos e como cada uma delas poderia ajudar a gestão, tanto na área administrativa quanto na jurisdicional. Ele garante que a experiência foi bastante útil e serviu para aquilatar a qualidade do corpo técnico.

“Diria que não foi com surpresa mas, sim, com grande satisfação que comprovamos a expertise da equipe. E hoje vocês terão a chance, além de verificar a elevada qualificação de nossos servidores, de conhecer a estrutura e as pessoas que podem efetivamente auxiliar na busca de soluções para nossas dificuldades do dia a dia”, afirmou o presidente na abertura dos trabalhos.

Os desafios da gestão, aliás, não são pequenos, como aponta a estrutura e o porte da instituição. Com orçamento de R$ 4 bilhões, o Poder Judiciário tem 12.783 colaboradores (541 magistrados, 7.339 servidores, 2.542 estagiários e residentes e 2.361 terceirizados e policiais); 152 prédios próprios ou locados; 15,6 mil equipamentos de tecnologia da informação; e 250 painéis de BI disponíveis. Realizou 218 licitações entre 2023/2024.

E tudo isso, como explicou o diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali, ao utilizar apenas 6% de sua força de trabalho na área administrativa – menor relação entre todos os tribunais estaduais do país. “Para, mesmo assim, alcançar nossos resultados, temos foco em três eixos de atuação: criatividade, inovação e resultados”, explicou em sua participação no evento, que foi acompanhado, entre outras autoridades, pelos desembargadores Cid Goulart Júnior (1º vice-presidente do TJ), Janice Ubialli (3ª vice-presidente do TJ) e Luiz Felipe Schuch (diretor-executivo da Academia Judicial),  juíza Janiara Maldaner Corbetta (presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses - AMC) e demais diretores e assessores do TJ.

Além de Postali, fizeram apresentações aos magistrados os servidores João Anfilóquio Machado (Asplan), Everton William Tischer (Diretoria de Engenharia e Arquitetura), Eduardo Cardoso Silva (Diretoria de Orçamento e Finanças), Déborah Moraes de Jesus (Diretoria de Gestão de Pessoas), Daniel Moro de Andrade (Diretoria de Tecnologia da Informação), Fernanda de Jesus (Diretoria de Infraestrutura), Marcos Raccioppi (Diretoria de Suporte à Jurisdição de 1º Grau), Francis Silvy Rodrigues (Núcleo de Comunicação Institucional) e Maurício Walendowsky Sprícigo (Diretoria-Geral Judiciária). Os magistrados que participaram deste primeiro evento foram indicados pela AMC na razão de dois representantes para cada uma de suas 14 coordenadorias distribuídas no Estado. 

Confira a cobertura fotográfica deste evento

Imagens: Divulgação/Cristiano Estrela-TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
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