Presidente do TJSC prestigia recondução de Herneus De Nadal à presidência do TCE/SC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Sessão também contou com a presença de desembargadores do Judiciário catarinense
- Posse
O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, participou na tarde desta terça-feira, 11 de fevereiro, da solenidade de recondução do conselheiro Herneus João De Nadal ao cargo de presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), para o biênio 2025-2027. A sessão especial foi realizada no Auditório Bordô da sede da instituição de contas.
Também na ocasião, o conselheiro José Nei Ascari assumiu novamente o cargo de vice-presidente; e o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior foi reconduzido à função de corregedor-geral. A eleição que referendou a recondução de todos os cargos ocorreu na sessão extraordinária do Pleno do dia 25 de setembro de 2024.
O presidente do TJSC cumprimentou os empossados e reforçou a importância do TCE para a boa atuação dos demais poderes, instituições e municípios catarinenses. “O início de uma nova gestão é sempre um momento de definição de novos desafios, de avaliação do que foi feito, e é isso que acontece hoje aqui no TCE. Trata-se de uma instituição que é grande parceira do TJSC, importante ao fiscalizar a destinação dos recursos e orientar a melhor forma de prestação dos serviços públicos”, afirmou.
Em seu discurso de posse, o conselheiro Herneus De Nadal lembrou que o novo paradigma de controle defendido pelo tribunal da governança pública catarinense é de uma atuação mais próxima dos fatos e das pessoas. Ele também destacou a atuação realizada em parceria com os demais poderes, como o Judiciário catarinense.
“Acredito firmemente que a harmonia entre os órgãos e poderes é fundamental para o bom funcionamento do nosso sistema democrático. Quando trabalhamos juntos, respeitando nossas diferenças e focando em nossos objetivos comuns, quem ganha é o cidadão. Renovamos a disposição do permanente diálogo institucional com os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública”, enfatizou o presidente do TCE/SC.
De Nadal também cumprimentou o desembargador Francisco pela posse como presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). “Para alegria e regozijo nosso, o senhor assume um cargo que destaca a importância do Judiciário catarinense no cenário nacional”, assinalou.
Também prestigiaram a sessão de posse da gestão 2025-2027 do TCE/SC os desembargadores Antonio do Rêgo Monteiro Rocha, Maria do Rocio Luz Santa Ritta (como presidente do TRE-SC), João Henrique Blasi, Altamiro de Oliveira, Rubens Schulz, Gerson Cherem II, José Agenor de Aragão, Sandro José Neis, Eduardo Mattos Gallo Júnior e Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes.