Presidente do TJSC prestigia evento de homenagem ao jornalista Moacir Pereira  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Presidente do TJSC prestigia evento de homenagem ao jornalista Moacir Pereira 

Evento marca despedida do profissional após 60 anos de jornalismo diário

27 Setembro 2024 | 15h56min
  • Homenagem

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, prestigiou nesta quinta-feira à noite (26) o jantar em homenagem aos 60 anos de carreira do jornalista e escritor Moacir Pereira. A solenidade foi realizada na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. O governador do Estado, Jorginho Mello; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), conselheiro Herneus João de Nadal; o presidente da Fiesc, Mauro Cezar de Aguiar; e o presidente do Grupo ND, Marcelo Petrelli, entre outras autoridades, empresários e familiares, também marcaram presença. 

Aos 79 anos, após passar pelos principais veículos de comunicação de Santa Catarina, o jornalista Moacir Pereira despediu-se do jornalismo diário. Além de noticiar os principais fatos políticos no Estado, no país e no mundo, o jornalista publicou 63 livros de 1976 a 2024. Agora, o projeto é continuar contando as histórias de personalidades e de lideranças que transformaram Santa Catarina no “melhor Estado para viver no Brasil”. Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ele também é mestre em ciências políticas.  

“Figura emblemática do jornalismo catarinense, Moacir Pereira construiu uma carreira sempre pautada pela ética e pelo compromisso com a verdade. Responsável por cobrir grandes eventos, o nosso estimado colega sempre se destacou pela sua capacidade de traduzir questões complexas do Judiciário para o público, contribuindo significativamente para a transparência e compreensão das ações judiciais no Estado. Seu legado no jornalismo permanecerá como um exemplo de dedicação pela informação, essencial para o desenvolvimento da cidadania em Santa Catarina”, anotou o chefe do Poder Judiciário catarinense.   

Moacir Pereira foi presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) de 2004 a 2007, e durante sua gestão conseguiu um acordo com o então governador Luiz Henrique da Silveira para ocupar a edificação no bairro Agronômica que sedia a entidade. Durante sua presidência, o jornalista também teve a ideia de implantar as sedes regionais, o que foi colocado em prática por seu sucessor, Ademir Arnon.  

O jornalista e escritor também presidiu a Academia Catarinense de Letras (ACL) de 2020 a 2022. Na sua gestão, ele criou o Prêmio Catarinense de Literatura. Casado com Adir há 55 anos, ele tem três filhos, Moacir (54 anos), Liliane (50) e Sílvia (45), além de quatro netas: Caroline (30), Amanda (23), Letícia (19) e Alícia (10). 

Imagens: Fabricio Almeida
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080