PJSC promove, no próximo dia 9 de maio, palestra sobre saúde mental materna - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Evento é uma iniciativa da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV)
- Saúde
O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) promove no próximo dia 9/5, das 14h às 16h, uma palestra com a psicóloga Carolina Ghizoni sobre o tema “Saúde mental materna: reconhecendo os sinais e recursos”, no Auditório Thereza Tang, na sede do Tribunal de Justiça. As inscrições podem ser feitas neste link. O evento é uma iniciativa da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), do PJSC, em parceria com o Programa Mães do Judiciário e integrando o ReprogrAME-SE. A palestra também será transmitida ao vivo no canal do YouTube do TJSC.
A saúde mental materna consiste no estado de bem-estar da mãe desde sua gestação. O cuidado com a saúde mental materna é importante para que as mães possam viver com qualidade e bem-estar, sendo capazes de contornar situações adversas com equilíbrio emocional. Com a maternidade, quando não há amparo, pode ocorrer o adoecimento mental da mãe, sendo a ansiedade e a depressão as condições mais comuns.
"O assunto será abordado de forma leve e objetiva, voltado à sensibilização e ao diálogo sobre o necessário apoio às mães e à família, com informações sobre prevenção, identificação de casos e suporte à saúde mental materna para promoção da saúde da mulher e atenção à infância", ressalta a servidora Danielle Cristina Novack, integrante da equipe intersetorial do programa Mães do Judiciário.
O tema busca oferecer apoio emocional às mães, reforçando que sejam vigilantes de suas emoções e busquem apoio e recursos assim que perceberem qualquer sinal de adoecimento.
Maio Furta-cor
A DSQV está, em parceria com a Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero, da Prefeitura Municipal de Florianópolis, apoiando a campanha Maio Furta-Cor, que alerta sobre o cuidado com a saúde mental materna.
Maio Furta-cor é uma campanha comunitária que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna através de ações de conscientização ao longo de todo o mês de maio, época em que celebramos nacionalmente o mês das mães. A iniciativa, realizada simultaneamente em todo o Brasil e em outros 17 países, tem ações voluntárias para estimular a construção de políticas públicas de saúde.