PJ distribui cartazes e cartilhas para prevenir abuso contra crianças no Maio Laranja - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Infância e Juventude
O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), através da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), está engajado na programação do “Maio Laranja”, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesta quinta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, atividades que fomentam maneiras de coibir a violência foram realizadas em diversas comarcas do Estado.
Neste período foram distribuídos exemplares da cartilha "Os Super Adultos de Confiança", da CEIJ, um material ilustrado e com linguagem acessível, que tem por objetivo fornecer informações e orientar pré-adolescentes e adolescentes sobre a prevenção dos casos de violência e exploração sexual. Os impressos recebidos nas comarcas foram e serão entregues ao longo do mês a escolas e entidades que trabalham com o público-alvo. No total, foram direcionadas cerca de 20 mil cartilhas para 64 comarcas que manifestaram interesse em receber o material.
Papanduva
Em Papanduva, no norte do Estado, profissionais da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente e diretores de escolas municipais, estaduais e particulares receberam o material. “Atuar na prevenção à violência é fundamental, por isso a relevância do trabalho em conjunto dos órgãos integrantes da rede de proteção social”, destaca o juiz Tiago Loureiro Andrade, da Vara Única da comarca de Papanduva.
A assistente social da comarca, Jusceli Meneghelli Czornei, apresentou as cartilhas com o objetivo de trazer o tema da exploração sexual infanto-juvenil para reflexão nas escolas de forma contínua. “O debate e a conscientização são formas eficazes para o enfrentamento da violência que atinge crianças e adolescentes”, frisa.
“É na escola que muitos alunos encontram referências protetivas e ações de prevenção são acolhidas pelas crianças e adolescentes de imediato, pois encontram na comunidade escolar suporte e apoio diariamente”, ressalta a assistente social municipal, Luciana Lopes de Medeiros.
Pescaria Brava
Em Pescaria Brava, no sul do Estado, a juíza Elaine Cristina de Souza Freitas, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Laguna, participou de uma conversa com alunos do 3º e 4º anos da Escola Ponta das Laranjeiras. Foi entregue aos estudantes a cartilha "Os Super Adultos de Confiança", elaborada pelo TJSC, que tem como objetivo auxiliar as crianças e adolescentes a identificar uma possível violência sexual e se proteger contra esse tipo de agressão.
Além da entrega da cartilha, na conversa com a magistrada, as crianças puderam tirar dúvidas sobre a atuação do Conselho Tutelar, representado pelas conselheiras Daniela Claudino e Lídia Vieira, e do Poder Judiciário em casos que envolvem crianças e jovens. A juíza também visitou o pedágio realizado em frente à Secretaria de Assistência Social do município, que entregava aos motoristas que passavam um fôlder explicativo e sementes de girassol em alusão à flor amarela, símbolo da infância e da campanha "Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes".
Serra e Meio-Oeste
Em Curitibanos, na Serra catarinense, o juízo da Vara da Família, Infância e Juventude encaminhou exemplares da cartilha "Os Super Adultos de Confiança" e cartazes para a Secretaria Municipal de Educação enviar ao público-alvo, com a finalidade de identificar e se proteger da violência sexual. A juíza Mônica Grisólia esteve na instituição de acolhimento do município para falar às crianças e adolescentes e conscientizar sobre a importância dessa proteção.
Na comarca de Lebon Régis, no Meio-Oeste, as crianças e adolescentes do Centro de Convivência participaram de uma palestra proposta pelo Ministério Público e, em seguida, de um pedágio no centro da cidade. O material disponibilizado pelo Poder Judiciário foi entregue nesse local e também aos motoristas que passaram pelo posto da Polícia Rodoviária.
Informação & Prevenção
Materiais informativos e outros detalhes sobre o Maio Laranja, assim como canais de atendimento e denúncia, podem ser encontrados também na página da CEIJ.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)