Voltar Parceiros do Novos Caminhos produzem nécessaires para campanha 'Dignidade Menstrual'

Alunas da Escola Móvel do Senai, em Jaguaruna, produziram em suas aulas do curso de costura industrial nécessaires que serão entregues para as adolescentes em acolhimento na região Sul, juntamente com doações da campanha Dignidade Menstrual. A produção também aconteceu com retalhos de tecidos da indústria têxtil que iriam para aterro, zíperes e botões doados. Ou seja, a produção teve custo zero, reaproveitamento de recursos, capacitação da mão de obra e solidariedade em uma só iniciativa.

Sobre o processo de costura, a aluna Célia dos Santos explica que a turma teve de usar a criatividade no reaproveitamento dos materiais - retalhos diversos que seriam destinados aos aterros sanitários. “Iniciamos com uma pesquisa para definir o modelo, depois o molde e uma peça teste, e, já na confecção, buscamos manter o máximo de cuidado com a qualidade.” A turma também aprendeu a montar uma peça forrada e colocar zíper, além de gravar a sequência da montagem. “Estamos com sentimento de gratidão por poder ajudar as mulheres que passam por dificuldades nesse período”, afirma Célia, em nome das colegas.

Nécessaires produzidas por parceiros do programa Novos Caminhos.
 

A interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC nas regionais Sul e Litoral Sul, Cintia Nowasco da Silva, explica que a iniciativa reuniu diversos projetos de responsabilidade social e uniu os parceiros do programa Novos Caminhos e do projeto Retalhos do Bem, através do programa Eu Voluntário, da FIESC. No Retalhos do Bem, a indústria têxtil destina suas sobras de tecido para voluntários ou alunos de cursos profissionalizantes, que transformam esses itens que iriam para o lixo em algo útil para a sociedade. “Unimos esses dois programas em prol da campanha da dignidade menstrual e conseguimos produzir 100 nécessaires que serão doadas, junto com os absorventes da campanha, para as jovens em situação de acolhimento institucional.”

A interlocutora ainda destaca que empresas interessadas em ser parceiras da campanha através de uma movimentação interna com colaboradores, ou até interna e externa com clientes e fornecedores, podem entrar em contato com a FIESC. "Aos que quiserem ser um ponto de coleta dessas doações, façam contato conosco que iremos explicar o intuito da campanha e o público-alvo que irá beneficiar, além de encaminhar o material e​​​​​​​ fazer toda a logística para a coleta e entrega das doações."

A 2ª edição da campanha Dignidade Menstrual, organizada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e sob o comando da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), da Diretoria de Saúde e da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), irá arrecadar absorventes descartáveis que serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Na região Sul, são pontos de coleta, além do fórum da comarca de Jaguaruna, as comarcas de Araranguá, Criciúma, Imbituba, Imaruí, Sombrio, Tubarão e Turvo e as unidades do Sesi, Senai e Farmasesi. A arrecadação será feita até o dia 30 de junho em comarcas de todo o Estado, listadas neste link. Já a distribuição será realizada de 3 a 7 de julho.

Imagens: Divulgação/PNC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.