Órgão Especial aprova movimentações na carreira da magistratura de Santa Catarina - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Órgão Especial aprova movimentações na carreira da magistratura de Santa Catarina

Presidente anuncia aval do CNJ para projeto de tabela salarial dos servidores  

16 Abril 2025 | 11h11min
  • Magistratura

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em sessão na manhã desta quarta-feira, 16 de abril, aprovou novas movimentações na carreira da magistratura catarinense. Em decisões marcadas pela unanimidade, desembargadores e desembargadoras aprovaram a remoção por merecimento do juiz Marcelo Carlin para o cargo de 8º membro da 2ª Turma Recursal da comarca da Capital, e os pedidos de opção dos magistrados Marcos d’Ávila Scherer (2ª Vara da Fazenda Pública da Capital) e Daniel Lazzarin Coutinho (4ª Vara Cível de Itajaí).

Na pauta administrativa de mesa, o colegiado aprovou minuta de resolução que disciplina a competência e a instalação, na comarca de Tubarão, da Vara Regional de Garantias (VRG), unidade judiciária criada pela LCE n. 845, de 20 de dezembro de 2023. A minuta também redefine as competências de unidades judiciárias das comarcas de Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Garopaba, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna e Orleans, as quais passarão para a nova VRG.

A sessão desta quarta-feira marcou ainda a primeira participação da procuradora-geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, como representante do Ministério Público junto ao Órgão Especial. Ela recebeu menções elogiosas de boa parte dos desembargadores, a partir do pronunciamento inaugural do próprio presidente do TJ, desembargador Francisco Oliveira Neto. Ao final da mensagem de boas-vindas do magistrado, aliás, a procuradora foi homenageada com uma salva de palmas pelo plenário. O Órgão Especial também deliberou no sentido de aprovar o relatório anual das atividades da auditoria interna, que emitiu 1,4 mil pareceres e elaborou 230 relatórios no exercício de 2024 para, ao final, atestar as boas práticas da governança institucional do TJSC.

Tabela salarial do TJ recebe aval do CNJ

O presidente do TJ aproveitou a sessão também para anunciar que o ministro Mauro Campbell, corregedor-geral da Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovou em sua integralidade o projeto de lei complementar do plano de cargos que trata da nova tabela salarial dos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina.

O projeto já havia recebido o aval do próprio Órgão Especial na última sessão de 2 de abril. Com isso, assim que retornar de Brasília, ele seguirá imediatamente para tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A medida prevê a criação de dois novos níveis e 20 novas referências para cada categoria, com aumento linear de 2%.

A proposta altera a Lei Complementar n. 90, de 1º de julho de 1993, que instituiu o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos do Pessoal do Judiciário. Essa reestruturação é uma demanda histórica dos servidores e servidoras da Justiça catarinense, definida como prioridade pelas categorias. 

Imagens: Cristiano Estrela/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080