Adolescentes que estão em casas lares no Alto Uruguai catarinense iniciaram as atividades da Oficina de Saúde Mental. No último dia 3 de junho, a tarde foi de muito cuidado e aprendizado para os jovens dos serviços de acolhimento de Itá e Concórdia. O encontro foi no Senai, em Concórdia.
Na ocasião, a psicóloga voluntária Samira Ferreira de Lima abordou a importância do gerenciamento das emoções e da capacidade de lidar com as oscilações do dia a dia. Em seguida, a artesã e arquiteta, também voluntária, Janaína Ruthes completou a atividade ensinando a arte de pintar em aquarela e como isso pode contribuir para a saúde e bem-estar de quem a pratica.
Esta foi a primeira de uma sequência de quatro oficinas que acontecerão entre junho e julho. Os encontros trarão discussões sobre gerenciamento das emoções, uso de álcool e drogas, gravidez, comunicação não violenta, situações do dia a dia, empatia, amor-próprio, autoestima, diversidade de gênero e planejamento de carreira, além de atividades como musicalização, esporte e aquarela. A próxima atividade acontece neste sábado, dia 17/6, e abordará o gerenciamento das habilidades sociais.
A gerente de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias de Santa Catarina no Alto Uruguai e centro-oeste catarinense, Elaine Cristina Blödorn Martins, explica que os temas foram pensados e definidos pela psicóloga voluntária Samira para que o adolescente se compreenda, entenda os “porquês” e saiba quem ele é no contexto em que vive. “As atividades serão compostas de momentos de teoria, ludicidade e prática, com interação com outras áreas, trabalhando a inteligência emocional”, detalha.