Novos Laços é antídoto contra a insegurança e empodera servidores recém-empossados - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Administração
A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) empossou, no último dia 10, 35 novos servidores, que dedicaram sua primeira semana de trabalho ao programa Novos Laços, oportunidade em que foram acolhidos e ambientados ao trabalho desempenhado no Poder Judiciário. Esse programa possibilita aos servidores efetivos recém-chegados ao Tribunal de Justiça conhecer com maior propriedade a instituição e seu papel dentro dela. Os 35 novos servidores, que atuarão em diversas comarcas do Estado e na Secretaria do Tribunal, ocupam cargos de técnico judiciário auxiliar, analista jurídico, analista administrativo, analista de sistemas, assistente social e oficial de justiça e avaliador.
A servidora Aline Correia e Silva, que trabalhará como assistente social no município de Ibirama, falou sobre a importância do curso para o início do trabalho: "O programa é de um cuidado muito especial com os ingressantes, que, de maneira geral, estão carregados de insegurança, dúvidas, medo do novo. Fez com que eu me sentisse, logo de início, parte do PJSC. As pessoas que tocam o programa, as que se disponibilizam para apadrinhar, as que compartilham seus conhecimentos e as informações do conteúdo programático, são todas incríveis."
A nova técnica judiciária auxiliar da comarca de Brusque, Amanda Gomes Dias, enalteceu o treinamento: "O programa Novos Laços é incrível e inovador, foi uma semana de aprendizado e ambientação que nos mostrou direitos e deveres através de muita integração e acolhimento. Uma excelente forma de começar nossa carreira como servidores do PJSC. Termino o programa motivada e orgulhosa em fazer parte de uma instituição tão humana."
A possibilidade de real conhecimento do funcionamento do Poder Judiciário foi o que mais chamou a atenção de Eduardo da Silva Silveira, que inicia seu trabalho como analista administrativo em Barra Velha: "O programa foi excepcional. Permitiu aos novos servidores conhecer a cultura organizacional do PJSC, sendo possível ter uma ideia do ambiente, dos processos/sistemas, das pessoas, e aproximando-nos da realidade do Tribunal." Essa também foi a impressão de Maísa Gobi, nova técnica judiciária auxiliar de São José do Cedro: "Ser acolhida pelo programa Novos Laços trouxe a sensação de pertencimento ao Poder Judiciário. O conhecimento repassado permite maior segurança no desempenho das funções, diluindo a apreensão inicial", garante.
Mais depoimentos:
O programa é incrível, toda a equipe do Novos Laços está de parabéns, a sensação de acolhimento e pertencimento torna esse momento ainda mais marcante em nossas vidas. Obrigado!
André de Oliveira Pereira, analista jurídico - Armazém
O programa Novos Laços foi maravilhoso! O acolhimento e a atenção de todos os envolvidos trouxeram segurança e tranquilidade para iniciarmos nossa jornada no PJSC.
Carina Colaço, técnica judiciária auxiliar - Mafra
Prezados, agradeço muito pela formação oferecida, me sinto muito mais preparado para começar minha carreira no TJSC, pois já ingressei em outras carreiras em outras instituições e tive que apreender tudo na base da tentativa (no acerto e no erro), dito isto, reitero muito obrigado.
Franciel José Ganancini, técnico judiciário auxiliar - Itaiópolis
Nossa ambientação feita pelo programa novos laços foi sensacional. Ter uma semana toda, com vários assuntos de nosso interesse, ainda que de forma sucinta, nos faz entender um pouco do PJSC e nos dá conta do privilégio, responsabilidade e satisfação de participar dessa instituição. Os palestrantes do programa foram altamente acolhedores e extremamente educados. Nos passaram a confiança e a tranquilidade que estávamos precisando, ainda mais para mim que não vinha atuando na área. Muito obrigado a todos vocês, de coração.
Jonatan Diedrich Liberalesso, analista jurídico - Dionísio Cerqueira
A participação no programa facilitou o primeiro acesso ao PJSC, auxiliando contra as inseguranças de começar um novo trabalho, com sistemas informatizados que eu nunca havia utilizado!
Lariana de Andrade Anziliero, técnica judiciária auxiliar - Brusque
Com certeza a iniciativa Novos Laços me proporcionou muito conhecimento e segurança para exercer efetivamente as atividades funcionais. Sobretudo no meu caso, por não ter formação em Direito, o programa ganha ainda mais relevância, já que nos situa sobre a estrutura e organização do PJSC. Além disso, me senti muito acolhido, porque todos se mostraram muito disponíveis e solícitos, tirando dúvidas ou dando direcionamentos. A iniciativa é tão válida que deveria ser replicada em outros órgãos da Administração Pública. Só tenho a agradecer a todos os responsáveis, e espero poder fazer a diferença nessa grande instituição que é o Poder Judiciário catarinense.
Lúcio Sério de Paula Gurgel do Amaral Filho, técnico judiciário auxiliar - Capital – Foro Central
Após esse curso, já estando no quadro do judiciário antes, sinto-me RENOVADA. Pude ter uma nova percepção do TJSC, sinto-me mais próxima e pertencente à instituição. Parabenizo a todos, desde os colegas pela posse, como aos colegas que ministraram e se dedicaram a promover esse Programa com uma formulação única e engajante ao ingressante na Instituição. Obrigada!
Mayene Aline Brühmuller, analista jurídica - Jaraguá do Sul
Parabéns a todos os envolvidos no programa Novos Laços. Finalizamos a semana com inúmeras informações relevantes e com a sensação de acolhimento, segurança e pertencimento. Excelente iniciativa do poder judiciário catarinense. Muito me honra ingressar nesta reconhecida instituição.
Monique Medeiros Taulois, técnica judiciária auxiliar - Içara
O programa Novos Laços é realmente sensacional! O acolhimento gerado pelo Padrinho, as palestras informativas, os direcionamentos, as integrações e o espaço destinado ao saneamento de dúvidas demonstram o quanto o Poder Judiciário catarinense está preocupado com o bem-estar de seus servidores. Espero que o programa não só continue, mas que ganhe cada vez mais relevância e espaço. Parabéns a todos os envolvidos!
Renan de Souza, oficial de justiça e avaliador - Otacílio Costa
Me fez sentir orgulho de entrar para o Judiciário de Santa Catarina.
Sandra Suely Mota Ramos Massela, técnica judiciária auxiliar - Concórdia
O Programa Novos Laços alterou totalmente o modo de receber os novos servidores do PJSC. Em 2019, quando assumi como técnica, não existia o programa, estava totalmente perdida, assumi o cargo muito insegura. Hoje, vejo que existe uma preocupação muito grande em acolher o novo servidor e deixá-lo a par das informações, buscando, inclusive, que ele seja a ponte para os servidores mais antigos que também têm dúvidas. Parabéns pela iniciativa e por todo o empenho dos servidores envolvidos. É um trabalho gigante, que com certeza renderá muitos frutos!
Tamires Kuskowski, analista jurídica - Joinville
O Programa Novos Laços foi incrível. De maneira leve, me senti acolhida e pertencente ao PJSC. O Programa demonstrou que somos todos colegas, cada um com sua história até aqui, e que podemos sempre contar uns com os outros.
Taysi da Silva, técnica judiciária auxiliar - Caçador
O programa é uma excelente ferramenta para ambientar os novos servidores às funções e sistemas do órgão, além de aproximar os recém-nomeados à estrutura do Poder Judiciário.
Vítor Augusto Bortolotto Alano, analista administrativo - Lages
Foi de suma importância, trouxe tranquilidade e segurança.
Almir Oliveira Carboni, técnico judiciário auxiliar - Braço do Norte
Fundamental para dar início ao trabalho, principalmente para quem nunca trabalhou no TJSC.
Aline Vitória Melo de Souza, técnica judiciária auxiliar - Itajaí
Além dos já citados, participaram desta edição do programa Novos Laços:
Os técnicos judiciários auxiliares Deise Travasso (Joinville); Gabriel Nitz Moi (Camboriú); Guilherme Fiorini Chaves (Biguaçu); Khateleen Rúbia Severgini (Canoinhas); Leonardo Krause Brollo (Capital - Central); Maria Verônica Pereira dos Santos (Criciúma); Monique Medeiros Taulois (Içara).
Os analistas jurídicos Ana Cláudia Destri (Palhoça); Beatriz Gabriela Buzzi Rosa (Rio do Sul); Geize Zanette, (São Miguel d'Oeste); Gian Carlos Spohr (São Miguel d'Oeste); Jonathan de Vila Cirimbelli (Secretaria TJ); Sérgio Solon Stumpf (Rio do Sul).
A assistente social Thaís Coan Garcia (Rio do Campo).
Os oficiais de justiça e avaliadores Wagner Matos Vanelli (Curitibanos) e Ricardo Alves Ribeiro Couto (Palhoça).
E o analista de sistemas Henrique Neves da Silva (Secretaria TJ).
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)