NIS realiza curso com policiais militares para aprimorar segurança nos fóruns - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar NIS realiza curso com policiais militares para aprimorar segurança nos fóruns

 Curso reuniu mais de 40 policiais militares em Lages  

23 Agosto 2024 | 15h58min
  • Segurança

Entre as prioridades do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) está a segurança das unidades judiciárias e daqueles que nela atuam ou buscam por atendimento. Para assegurar essa proteção, o Núcleo de Segurança Institucional (NIS), do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), e a Casa Militar promovem o curso de revitalização direcionado aos policiais militares do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP) que atuam nas comarcas catarinenses e no Tribunal de Justiça. A capacitação da terceira turma ocorreu em Lages nesta semana. 

Ao todo, 41 policiais militares de comarcas da Serra catarinense, Meio-Oeste e outras regiões do Estado participaram das atividades propostas para o aperfeiçoamento das habilidades próprias desses profissionais, utilizadas no dia a dia durante a realização de segurança nas unidades onde atuam. Os trabalhos ocorreram em dois dias, no Salão do Júri da comarca de Lages e no Clube de Tiro Desportivo e Caça de Javali. 

Nessas oportunidades, eles receberam atualização teórica referente à legislação interna e procedimentos operacionais. Ainda, informações e treinamento prático de técnicas policiais, inclusive instrução de tiro real. Tiveram também treinamento e certificação internacional de controle de hemorragias ("Stop The Bleed"), projeto criado pelo Departamento de Defesa Americano e Colégio Americano de Cirurgiões, e técnicas de atendimento pré-hospitalar.

"A capacitação contínua dos nossos profissionais é essencial para garantir a segurança nas unidades judiciárias de todo o estado. Esses cursos permitem que nossos policiais e servidores estejam sempre preparados para enfrentar qualquer desafio, assegurando a proteção não apenas das pessoas, mas também dos processos e informações sob nossa responsabilidade. Investir em treinamento é investir na integridade do sistema de justiça", ressalta o desembargador Sidney Eloy Dalabrida, coordenador do NIS.

“A intenção é incrementar e potencializar os níveis de segurança em todas as unidades judiciárias do Estado, oferecendo melhores condições, tanto de informação como de equipamento, tecnologia e práticas, aos nossos policiais para protegerem os ativos, sejam pessoas, sejam processos e informações que giram nessas unidades”, destaca o major Carlos Eduardo Steil Silva.  

A iniciativa é amplamente reconhecida como positiva pelos participantes. “Do ponto de vista pessoal e profissional, é ótimo. Nos sentimos motivados e confiantes. Aqui trocamos ideias com os colegas e instrutores sobre fatos que ocorreram e discutimos sobre como melhorar a nossa rotina de trabalho. Com certeza é um ganho para nós, até por conta da nossa idade, pois a capacitação nos favorece muito”, afirma o sargento Grobe, da comarca de Caçador. 

Um dos policiais que atuam na comarca de Lages é o sargento Adailton. Para ele, independentemente de estar na reserva ou não, é fundamental renovar os conhecimentos. “Precisamos estar bem preparados para atender o público interno dos fóruns e a população que os frequenta. Muito importante essa preocupação do Tribunal em nos oferecer capacitação para estarmos ainda mais preparados para realizar nossa atividade-fim”, assinala. 

A sargento Sueli atua no Judiciário há cinco anos, na comarca de Balneário Camboriú, e considera a possibilidade de realizar os treinamentos fundamental para o exercício da sua profissão. “Para nós, é muito importante porque é essencial que estejamos preparados para qualquer eventualidade”, pontua. 

No planejamento do NIS, o atendimento a esta demanda ocorre de forma regionalizada. Em abril, o curso foi em Chapecó, no Oeste. No mês de maio, em Criciúma, no sul do Estado. Em Joinville, no Norte, e em Florianópolis, as capacitações devem ser realizadas em setembro e outubro, respectivamente. 

Curso de tiro avançado para magistrados e servidores 

Na sequência da revitalização para os policiais militares, o NIS desenvolveu o curso de tiro defensivo avançado para magistrados e servidores como complemento ao nível básico, que é de defesa residencial e tiro defensivo básico. Esta segunda etapa ocorrerá também em Florianópolis até o fim do ano. 

Além do major Steil, conduziram as capacitações em Lages os subtenentes Juliano Fleck da Rosa e Juliano Quadros, os sargentos Rodrigo Rocha, Mateus Jacy Floriani e Gabriel Pires, e o cabo Dyego de Souza Pereira.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080