NIS do TJSC realiza operação em Goiás para prender golpistas que agiram em SC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar NIS do TJSC realiza operação em Goiás para prender golpistas que agiram em SC

Ação integrada prendeu líder de quadrilha e desarticulou esquema de golpes digitais

04 Dezembro 2024 | 16h03min
  • Golpes Digitais

O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do TJSC deflagrou nesta quarta-feira (4/12) uma operação policial no Estado de Goiás, nas cidades de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia. A ação visou o cumprimento de um mandado de prisão e cinco mandados de busca e apreensão relativos a duas investigações realizadas pelo próprio órgão. 

O NIS apura a ocorrência de crimes praticados em comarcas de Santa Catarina (Itapiranga, Seara e Florianópolis) por “falso juiz” e golpista da internet, com estratégias que sempre buscavam auferir ganhos por meio de transferências bancárias. Entre as vítimas há servidores do Poder Judiciário catarinense. 

O líder da quadrilha foi preso pela equipe do NIS e encaminhado ao sistema prisional de Goiás. Ele já havia sido preso por tráfico de drogas e homicídio. Foram apreendidos vários objetos vinculados à prática criminosa. As diligências ainda estão em andamento. Para os investigadores, o trabalho confirmou a percepção de que a criminalidade violenta está migrando para a criminalidade digital, cujo risco e punição são considerados menores, e os ganhos, maiores.  

A operação foi realizada em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina e de Goiás, e com o NIS do Tribunal de Justiça de Goiás. “Graças ao trabalho conjunto de inteligência com os nossos parceiros de Santa Catarina e Goiás, foi possível solucionar mais um caso de golpe que envolveu a imagem do Poder Judiciário catarinense. Isso reforça a importância do trabalho integrado para combater todo e qualquer ataque às instituições e evitar que mais cidadãos sejam lesados”, pontuou o coordenador do NIS do TJSC, desembargador Sidney Eloy Dalabrida.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080