Voltar NIS apresenta o Sistema de Gestão de Segurança Institucional do PJSC ao CNMP  

Encontro que abordou inteligência e segurança ocorreu em Brasília 

O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (NIS/TJSC) apresentou na última segunda-feira (17/6), ao Comitê de Políticas de Segurança Institucional (CPSI) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), sediado em Brasília-DF, o Sistema de Gestão de Segurança Institucional (SSI) aplicado no Judiciário catarinense.

Estavam presentes ao encontro o conselheiro do CNMP e presidente da Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público, Fernando da Silva Comin; o conselheiro do CNJ e presidente do Comitê Gestor de Segurança Institucional do Poder Judiciário, João Paulo Santos Schoucair; e o promotor de justiça coordenador do CPSI, Nísio Edmundo Tostes Ribeiro Filho, além dos membros coordenadores de Segurança Institucional de todos os Ministérios Públicos do Brasil.

O tenente-coronel Joanir Ricardo Pereira dos Santos, chefe da Divisão de Segurança Institucional do NIS, representando o coordenador do Conselho de Segurança Institucional e do NIS/TJSC, desembargador Sidney Eloy Dalabrida, fez a apresentação da estrutura do Núcleo, atividades desenvolvidas e principais funcionalidades da ferramenta ao comitê.

O SSI é uma solução de cunho estratégico destinada à administração dos aspectos de inteligência e segurança institucional. Seu objetivo reside na estruturação, organização e análise dos ativos de conhecimento, informações e dados inerentes à inteligência e salvaguarda institucional, com vistas em embasar os processos decisórios pertinentes.

O papel primordial do sistema é potencializar a gestão da segurança institucional por meio da automatização de procedimentos, monitorização de rotinas, categorização e exame criterioso das informações, com o propósito de fortificar a excelência dos serviços de segurança disponibilizados aos magistrados, servidores e famílias que integram o universo do Poder Judiciário.

Desde agosto de 2019, o TJSC tem compartilhado de forma gratuita esse sistema com outras entidades no território brasileiro.

Atualmente, os seguintes órgãos participam do termo de cooperação técnica:

1. Conselho Nacional de Justiça 

2. Supremo Tribunal Federal 

3. Ministério Público Federal - PGR 

4. Tribunal de Justiça do Maranhão 

5. Tribunal de Justiça de Minas Gerais 

6. Tribunal de Justiça de Alagoas 

7. Tribunal de Justiça do Tocantins 

8. Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina 

9. Tribunal de Justiça de Goiás 

10. Ministério Público de Pernambuco 

11. Tribunal de Justiça da Bahia 

12. Tribunal de Justiça de Rondônia 

13. Tribunal de Justiça do Paraná 

14. Tribunal Regional Federal da 6ª Região 

15. Tribunal Regional Federal da 1ª Região 

16. Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro  

17. Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região 

18. Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro 

19. Tribunal Regional Eleitoral do Paraná 

20. Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região

"Para termos uma gestão profissional da segurança institucional, precisamos ter uma gestão baseada em dados e indicadores confiáveis que permitam uma tomada de decisão assertiva, e o Sistema de Gestão de Segurança Institucional é o meio pelo qual fazemos essa gestão estratégica, tática e operacional eficiente", destaca o desembargador Dalabrida. 

Imagens: Divulgação/NIS-TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.