TJSC avança na comunicação digital e amplia conexão com a sociedade em 2024 - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Números recordes e novas estratégias fortalecem a presença digital, transparência e engajamento do Judiciário catarinense
- Comunicação
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) registrou números expressivos em sua comunicação digital ao longo de 2024. Sob responsabilidade do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI), o portal de notícias do TJSC alcançou 1.902 notícias publicadas no período de 1º de janeiro a 10 de dezembro, com registro de 5.078.850 visualizações, um reflexo da crescente relevância e credibilidade da informação disponibilizada ao público.
No Instagram oficial do TJSC, principal rede social da instituição, que já conta mais de 83 mil seguidores e 3.136 publicações, os resultados também impressionam. Entre fevereiro e novembro, o perfil conquistou 22.374 novos seguidores, uma média de 74 por dia e um crescimento de 36,7%. No período foram exibidos 268 reels (vídeos), 518 posts com imagem e texto e 1.556 stories, o que consolida o engajamento com a comunidade por meio de conteúdos dinâmicos e informativos.
Outra grande expansão ocorreu no canal de notícias no WhatsApp (TJSC Notícias). Com menos de mil seguidores em fevereiro, o canal hoje reúne aproximadamente 39 mil inscritos, tornando-se uma importante fonte de informação rápida e acessível.
No YouTube, o TJSC mantém uma presença sólida com 27 mil inscritos e um acervo de mais de 2 mil vídeos publicados. Entre fevereiro e novembro, foram disponibilizados 183 vídeos, o que reforça o compromisso do Tribunal catarinense em ampliar a disseminação de conteúdo informativo e educativo em formatos audiovisuais.
Além disso, desde maio de 2024, o NCI retomou a atualização do Flickr, plataforma voltada ao armazenamento e compartilhamento de imagens. Com 3.674 fotos organizadas por assunto e data, os álbuns disponibilizados somam 3.095.968 visualizações, com uma média de 5 mil visitas diárias. O fluxo de visitas evidencia a importância da cobertura visual de eventos, reuniões e pautas institucionais.
O ano de 2024 também foi marcado pela produção de webséries, como a “Dê um basta na violência”, que trata do enfrentamento da violência de gênero, e a especial sobre adoção. Entre os demais temas abordados, os programas Indira, Lar Legal e Novos Caminhos; as campanhas “Adote uma garrafa” e “Seu papel é fundamental, faça uma boa impressão!”; e o projeto Justiça e Arquitetura.
Para atender diferentes tipos de público, o Judiciário catarinense mantém, ainda, contas no Threads (17,3 mil seguidores), X (12,1 mil seguidores) e Facebook (9,2 mil seguidores). Ainda, em seu papel de serviço, o portal do TJSC obteve expressivo alcance na matéria que anunciou edital de concurso para servidores, com 69.598 visualizações - notícia mais acessada em 2024.
Cabe ainda ao NCI, por meio da Assessoria de Imprensa, estabelecer um processo contínuo de construção e consolidação da imagem positiva da Justiça catarinense, o que contribui para a valorização do trabalho de magistrados e servidores. Para isso, a assessoria mantém uma interlocução constante com os meios de comunicação, atendendo diariamente jornalistas em busca de informações sobre audiências de custódia, decisões judiciais e posicionamentos do Tribunal sobre temas relevantes e atuais, além de realizar o agendamento de entrevistas e fornecer suporte para outras pautas, garantindo uma comunicação ágil, transparente e eficiente.
Para tanto, os assuntos divulgados pelo NCI garantiram exposição amplamente favorável à imagem do Judiciário na imprensa estadual e nacional: foram identificadas mais de 16.105 mil referências à Justiça de Santa Catarina no período de 1º de janeiro a 17 de dezembro de 2024, com tratamento editorial positivo em pelo menos 96,5% das veiculações. O valor estimado em mídia espontânea (gratuita) no período é de mais de R$ 117 milhões.
Novo portal
Em novembro de 2024, o TJSC lançou seu novo portal, desenvolvido para oferecer uma experiência mais moderna, intuitiva e acessível ao público. Com um layout renovado, a plataforma aprimora a navegabilidade, facilita o acesso às informações e garante uma interface responsiva para dispositivos móveis. A atualização, que considerou as necessidades dos usuários, busca otimizar a consulta de notícias, serviços e informações judiciais, fortalecendo ainda mais a transparência e a proximidade com a sociedade.
TJSC nas rádios
O NCI transforma, diariamente, notícias publicadas no site do TJSC em boletins informativos voltados para rádios, seguindo critérios jornalísticos. Atualmente, 161 rádios recebem o "Cardápio de Notícias/TJSC" e ao menos um boletim inédito, distribuídos por seis regiões de Santa Catarina: Oeste (34 rádios), Sul (33 rádios), Serra (32 rádios), Leste/Capital (23 rádios), Norte (21 rádios) e Vale (17 rádios), além da Rádio Justiça, em Brasília.
Além disso, 88 rádios recebem boletins personalizados, com 92 envios diários em média, elaborados com saudação e assinatura conforme a solicitação específica de cada emissora, garantindo um atendimento direto e adaptado às necessidades de cada região.
Painel de LED
Outro destaque de 2024 foi a instalação de um moderno painel de LED no hall de entrada do TJSC, com oito metros de largura por dois de altura. O telão, com imagens de alta resolução, reúne informações úteis como a localização dos gabinetes, orientações aos visitantes e conteúdos relevantes para o público interno e externo por meio de textos, fotos e vídeos. Este é um projeto piloto, com potencial para ser ampliado a outras comarcas de Santa Catarina, fortalecendo ainda mais a comunicação institucional no Estado.
Campanha publicitária
O Núcleo de Comunicação do TJSC também é responsável por mediar o trabalho da agência de publicidade OneWG, que lançou mais uma campanha para o TJSC em 2024. Com o objetivo de estreitar os laços entre o TJ e os cidadãos catarinenses, a campanha utiliza uma linguagem acessível e popular, fazendo uma analogia entre o árbitro de futebol e o Judiciário. A proposta é demonstrar que ambos têm a função de resolver conflitos, sendo indispensáveis para a evolução do futebol e da sociedade.
Acaert
Outro importante avanço de comunicação em 2024 foi a parceria estabelecida por meio de um acordo de cooperação técnica celebrado entre o Poder Judiciário de Santa Catarina e a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), para divulgar mensagens educativas e informativas nas emissoras de rádio e TV do Estado. O objetivo foi disseminar temas de interesse público com linguagem acessível à sociedade. Entre fevereiro e novembro, foram veiculados 14 episódios mensais, alcançando uma ampla audiência em todo o Estado.