Na semana da Páscoa, júris em SC ocorrem entre os dias 14 e 16 de abril - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Acompanhe na agenda o resumo das denúncias
- Tribunal do Júri
Por conta do feriado de Páscoa, na próxima semana as sessões do Tribunal do Júri ocorrem em período reduzido. As pautas nas diversas regiões catarinenses trazem casos de homicídios tentados e consumados. Na Agenda do Júri, um resumo das principais denúncias possibilita ter a compreensão desses crimes. Alguns deles tiveram significativa repercussão, como o feminicídio praticado contra uma mulher grávida, uma tentativa contra um policial militar e a morte de um homem por três réus após uma briga por conta do desaparecimento de um aparelho celular.
14 de abril – A comarca de Anchieta realiza um júri triplo em que os réus são acusados da morte de um homem na madrugada de 14 de outubro de 2018. O crime aconteceu no bairro Sol Nascente, no município de Palma Sola. De acordo com a denúncia, os acusados agrediram a vítima com chutes, pedradas e golpes de facão. O desentendimento aconteceu porque a vítima acreditava que um dos agressores estava envolvido no desaparecimento de seu celular. É possível que o júri se estenda por mais de um dia (Autos n. 0001720-78.2018.8.24.0017).
14 de abril – Em Concórdia será debatida uma tentativa de homicídio registrada no bairro Vista Alegre, em 1º de fevereiro de 2020. A acusação conta que o réu e um adolescente se aproximaram, de motocicleta, e efetuaram diversos disparos de arma de fogo. A vítima foi atingida no braço esquerdo e tórax, mas foi socorrida a tempo de se recuperar. O motivo do crime seria uma desavença anterior causada pela cobrança de uma carona (segredo de justiça).
Dia 15 – Em Florianópolis, um homem será julgado pelo crime de tentativa de homicídio qualificada. Segundo a denúncia, no dia 23 de outubro de 2020, na servidão Lua Branca, localidade do Muquém, o acusado teria tentado matar um policial militar ao efetuar ao menos um disparo de arma de fogo contra o agente público. O policial usava farda, e a tentativa de homicídio ocorreu em razão da atividade exercida pela vítima (Autos n. 5036294-48.2023.8.24.0023).
16 de abril - Dois homens irão a júri popular na comarca de Blumenau, acusados de homicídio qualificado. Segundo a denúncia, o crime ocorreu em outubro de 2022, em um posto de combustíveis no bairro Velha, após uma discussão considerada banal. Segundo a tese do MPSC, os réus agiram em conjunto e usaram um facão e um canivete contra a vítima, que estaria desarmada. Ainda de acordo com a denúncia, o crime foi cometido por motivo fútil e com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. O processo tramita na 1ª Vara Criminal da comarca de Blumenau (Autos n. 5036028-43.2022.8.24.0008/SC).
16 de abril – O Tribunal do Júri da comarca de Videira julgará um homem acusado de feminicídio contra uma mulher grávida. Na madrugada do dia 5 de abril de 2024, em uma residência no bairro Pedreirinha, o acusado teria matado a companheira com um disparo de espingarda no rosto, conforme consta na denúncia. O crime foi supostamente motivado por ciúmes, pois a vítima havia saído com amigas naquela noite. Atraída à residência, a jovem, indefesa, foi atingida de forma cruel e teve o rosto desfigurado. O homicídio teve como agravantes o motivo fútil, a dificuldade de defesa da vítima, o meio cruel e o fato de ter sido cometido contra mulher em contexto de violência doméstica e familiar e durante o início da gestação. Após o crime, o acusado levou a arma utilizada até um rio, onde a descartou. Ele foi denunciado por homicídio quadruplamente qualificado e porte ilegal de arma de fogo (Autos n. 5002802-57.2024.8.24.0079).