Em Tangará, adolescentes conhecem o funcionamento do PJ e sistema carcerário - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Visita de Estudantes
Há alguns anos, a comarca de Tangará, no Meio-Oeste, recebe estudantes, especialmente do ensino médio, para conhecer a estrutura física do Fórum e saber como é o funcionamento do Judiciário. Nesta semana, 185 adolescentes, todos do 2º ano, participaram da primeira etapa do projeto: uma visita ao Presídio Regional de Videira. Em breve, os alunos farão visitas ao Fórum, onde serão recebidos pelo magistrado Flávio Luís Dell’ Antônio e por servidores da comarca.
Na oportunidade, além de conhecerem o espaço físico, lhes é repassado o funcionamento do Judiciário na comarca, a tramitação das ações, as atribuições do magistrado, promotor e advogados, entre outros assuntos. "Também abordamos questões de gravidez precoce, alimentos, principais demandas cíveis e criminais, e fizemos uma abordagem mais detalhada sobre o consumo e o tráfico de drogas, suas consequências penais e familiares", reforça o juiz.
Como forma de aprofundar o conhecimento sobre as consequências do crime, os estudantes também participam da visita ao presídio, na qual conhecem todos os setores da unidade prisional. Neste ano, esta etapa teve duração de quatro dias. Integraram a atividade 120 alunos da EEB Mater Salvatoris e sua extensão do Passo da Felicidade, de Tangará; 26 da EEB Profa. Maura de Sena Pereira, de Pinheiro Preto; 11 da EEB Prof. Heriberto Hulse, de Ibiam; e 38 da Escola Gennius, de Videira.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)