Mutirão da Família em Itajaí obtém alto índice de acordos e fortalece laços familiares - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Iniciativa atingiu 75,5% de sucesso nas audiências realizadas durante a semana
- Conciliação
A quarta edição do Mutirão da Vara da Família, realizada na comarca de Itajaí e coordenada pelos juízes Adilor Danieli e Bruno Makowiecky Salles, obteve o expressivo índice de 75,5% de acordos em 230 audiências. Entre os dias 19 e 23 de agosto, as sessões ocorreram em nove salas do Escritório Modelo de Advocacia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), localizado no Fórum Universitário da comarca, o antigo prédio do fórum.
O mutirão, realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Itajaí, e a Univali, contou com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e da Defensoria Pública, numa demonstração do compromisso coletivo pela busca da pacificação social. A iniciativa possibilitou a resolução pacífica de conflitos familiares e serviu para abrir caminho para uma nova fase na vida das famílias que buscaram o apoio do Poder Judiciário.
Edições anteriores
A terceira edição do mutirão, realizada em fevereiro deste ano, também obteve sucesso, com o índice de 81% em 253 audiências. A utilização da tecnologia foi essencial, ao possibilitar que informações em tempo real fossem exibidas em telas externas, o que garantiu transparência e agilidade ao processo.
Em novembro do ano passado, a segunda edição foi reconhecida como o maior mutirão de direito da família no Brasil, com 500 audiências realizadas e um índice de êxito de 83%. Já a primeira edição surpreendeu ao alcançar sucesso em 418 das 450 audiências agendadas (93%).