Ministro Marco Aurélio Buzzi recebe a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do TJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Homenagem
"Muitas vezes em nossas vidas - e eu creio firmemente nisso -, só o marchar já é o suficiente para você cumprir sua função. Por mais nobre ou mais simples que ela seja, o importante é marchar. Nessa marcha do cotidiano, procuremos fazer bem feito o que temos que fazer, com a família, os amigos, no trabalho, na missão que nós abraçamos."
Com essas palavras, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi buscou sintetizar a trajetória que o fez alcançar um dos mais altos postos já ocupados por um magistrado catarinense, o de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na tarde desta sexta-feira, dia 16, em uma cerimônia marcada pela emoção, ele foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário, no Grau Grande Mérito, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Natural de Timbó, Buzzi foi aprovado em 1º lugar no concurso para ingresso na magistratura catarinense em 1982. Tomou posse como desembargador do TJSC em 2002, e em 2011 assumiu a função de ministro do STJ. Distinguiu-se na presidência da Turma Nacional de Uniformização e na propagação dos meios consensuais de solução de conflitos.
Destacou-se também na coordenação dos Juizados Especiais de Santa Catarina, entre 2004 e 2010; como coordenador nacional do Movimento pela Conciliação, de 2006 a 2009; e como presidente do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), de 2009 a 2010.
O ministro fez questão de partilhar a homenagem com o saudoso desembargador Ayres Gama Ferreira de Mello, ex-presidente do Tribunal de Justiça. "Ele foi meu 'pai' na magistratura. Me ensinou o trabalho, me ensinou a rotina, muito especialmente a seriedade, a dedicação, com muita probidade no exercício da função. Há vezes em que esse exercício chega a ser glamoroso, mas muitas vezes não é. Especialmente nas comarcas do interior do Estado, exige rigidez, exige disciplina. Lá, muitas vezes, o juiz está sozinho", recordou.
Buzzi enfatizou também o orgulho de representar a magistratura catarinense, destaque ano a ano nos mapas estatísticos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Nós vamos bem na produtividade, na nossa função judicante, nos baixíssimos índices de reforma das decisões proferidas e ainda na inclusão das questões sociais e da cidadania", afirmou.
Amigo do homenageado há três décadas, coube ao desembargador Eduardo Mattos Gallo Júnior proferir o discurso em nome dos colegas do Pleno. "Buzzi é aquele companheiro de muitas décadas cuja amizade cala as minhas palavras em um envolvente sentimento. Ele tem um traço indelével, que todos aqui conhecem: o esforço e a dedicação hercúlea de quem se entrega totalmente em tudo o que diuturnamente faz, seja no Tribunal, seja na academia, nas associações, nos organismos públicos e privados a que sua excelência dispõe sua inteligência e realização para o mister de fazer deste mundo um mundo melhor!", destacou.
O presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, traçou um panorama da participação dos magistrados catarinenses nas cortes superiores do país até a posse do homenageado no STJ. "O ministro Buzzi é o recipiendário da justa homenagem que neste momento - não por praxe, mas por mérito - o Tribunal barriga-verde lhe presta. A presença de tantos e tão ilustres convidados e autoridades dá o tom do prestígio de que o ministro Buzzi goza e que este Tribunal, o seu Tribunal, não poderia deixar de reconhecer", complementou.
Realizada na Sala de Sessões do TJSC, a cerimônia foi prestigiada pela família e amigos de Marco Aurélio Buzzi, bem como por representantes da advocacia, Ministério Público, Executivo, Legislativo e Tribunal de Contas, além de juízes de direito e desembargadores (ativos e inativos) do TJSC, com destaque para os ministros aposentados do STJ Paulo Galotti e Jorge Mussi. A Ordem do Mérito Judiciário homenageia pessoas nacionais ou estrangeiras que, no campo de suas atividades, tenham sobressaído de forma notável ou relevante, ou contribuído, direta ou indiretamente, para o engrandecimento do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)