Mais um passo para 66 casais que pretendem adotar crianças na comarca de Joinville - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Eles concluíram a 2ª etapa do curso preparatório
- Comarcas
Nas últimas semanas, 66 moradores de Joinville deram um passo à frente na concretização do sonho de formar uma família por meio dos laços do coração. Divididos em dois grupos, eles concluíram nos dias 29/4 e 2/5 a segunda etapa do Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção, no qual a presença é um dos pré-requisitos para a habilitação no cadastro nacional.
Nesses encontros, conduzidos pela psicóloga da Vara da Infância e Juventude Francine Cassol Reimann de Quadros, os futuros pais/mães ouviram sobre os aspectos que envolvem motivação, expectativas e ansiedades da espera pela adoção; implicações psicológicas decorrentes de devoluções; revelação e abordagem da história de vida das crianças e adolescentes adotados; e as fases de desenvolvimento.
"A adoção é um processo que visa a formação ou ampliação de uma família. O processo de habilitação e o tempo de espera pelo filho são etapas importantes que os futuros pais por adoção devem utilizar para se preparar emocionalmente. Esse preparo deve envolver a elaboração do luto, quando for o caso de infertilidade, ou de outras feridas emocionais; investir na participação em grupos de apoio à adoção a fim de conhecer as experiências de outras famílias e estudar o tema é fundamental para que consigam seguir seus projetos pessoais para além da adoção, tendo em vista que os que desejam adotar bebês esperarão longos anos até a chegada da criança", explica Francine.
Além das duas fases do curso presencial, os candidatos passam por uma etapa virtual com entrevistas com psicólogo e assistente social, e só então é proferida a sentença de habilitação que possibilita a inserção dos dados dos pretendentes nos cadastros. Interessados em adotar uma criança/adolescente podem entrar em contato com o setor psicossocial da comarca de Joinville pelo e-mail joinville.psicossocial@tjsc.jus.br.