Magistrado do TJSC palestra em seminário internacional sobre ciências criminais - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Evento é considerado o maior do ramo criminal na América Latina
- Palestra
O 30° Seminário Internacional de Ciências Criminais contou com palestra do juiz de direito de segundo grau do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) João Marcos Buch. Em sua participação no dia 29/8, no Complexo Aché Cultural, em São Paulo, o juiz apresentou o drama atual e o futuro da execução penal no Brasil.
Para expor o tema, o juiz tratou dos fatores históricos e fez referência aos direitos humanos, à criminologia e às leis recrudescidas de penas. A angulação escolhida para a proposta é a de seleção, neutralização e aniquilamento de jovens vulnerabilizados, com destaque para a marginalização precoce, que priva de oportunidades e crescimento, resultando na falência do sistema prisional.
Segundo o juiz João Buch, a solução para superar a violência é construir um Estado que invista desde o início na educação, saúde, habitação, saneamento, cultura e empregabilidade. “Segurança pública se faz com dignidade pública. Se desejamos um futuro para a humanidade, temos o irrenunciável compromisso para com a Constituição e a nação cidadã que tanto almejamos”, ressalta.
Nomes nacionais e internacionais participaram do seminário, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Palestras e painéis temáticos de pautas atuais e relevantes no direito penal, direito processual penal, criminologia e outras áreas das ciências criminais foram apresentados.