Judiciário catarinense amplia Sistema de Apresentação Remota para cinco unidades  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Judiciário catarinense amplia Sistema de Apresentação Remota para cinco unidades 

Sistema permite que apenados do regime aberto se apresentem de forma remota

21 Junho 2024 | 16h17min
  • Corregedoria-Geral da Justiça

A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), por meio da Portaria n. 66/2024, ampliou o projeto de implantação do Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial (Saref) para cinco unidades judiciárias do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). As comarcas e unidades contempladas são as seguintes: Vara Criminal da comarca de Curitibanos, Vara de Execuções Penais da comarca de Itajaí, Vara de Execuções Penais da comarca de Blumenau, 1ª Vara Criminal da comarca de Lages e Vara Criminal da comarca de Rio do Sul. 

O sistema permite que apenados do regime aberto, pessoas em cumprimento de suspensão condicional da pena e em livramento condicional que se apresentam periodicamente, agora se apresentem de forma remota, sem necessitar de deslocamentos até o fórum da comarca. É feito reconhecimento facial por foto tirada na hora, com uso de georreferenciamento. Além disso, o sistema se comunica com o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), que após a homologação da apresentação remota anexa os comprovantes de apresentação ao processo. 

A ampliação do Saref é realizada no âmbito do Programa Justiça 4.0, parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O TJSC foi o segundo tribunal no país a testar a ferramenta, com projeto piloto realizado na comarca de Criciúma em novembro de 2023. As comarcas de Tubarão, Içara e Chapecó também já utilizam o sistema. O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) foi o primeiro a utilizar a ferramenta, idealizada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). 

Por conta da ampliação do Saref, a CGJ convocou os servidores e servidoras Alex Marcelo Poffo, Gabriela Kafka Lessa, Gizela da Rosa May e Talita Cordeiro para colocar o sistema em funcionamento, de 24 a 26 de junho, na comarca de Itajaí. Na comarca de Blumenau, a operação acontece de 1º a 3 de julho. Na comarca de Lages, de 22 a 23 de julho, e em Rio do Sul entre os dias 19 e 20 de agosto, com os servidores Alex Marcelo Poffo e Nélio Varela Júnior. 

Como funciona 

Para acessar o sistema, inicialmente os reeducandos em cumprimento de pena devem fazer um cadastro no cartório da unidade onde já se apresentam mensalmente. Lá serão atualizados dados pessoais e tirada uma foto em alta qualidade, que servirá como base para a apresentação por reconhecimento facial. 

Para a apresentação via Saref, a pessoa em cumprimento de pena deverá acessar o sistema através de QRCode direcionado para o site ou diretamente no www.saref.pdpj.jus.br. O primeiro passo é informar o CPF - somente números, sem pontos ou traços - no campo em destaque. 

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080