Jovens do programa Novos Caminhos concluem curso de informática em Palhoça - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Alunos aprenderam a usar diversas ferramentas no computador
- Novos Caminhos
Quanto mais conhecimento, mais próximo se está de uma vida autônoma, com maiores possibilidades de escolha. Foi essa convicção que guiou os 25 jovens do programa Novos Caminhos no curso “Descobrindo a Informática”, realizado na Faculdade Senac Palhoça, na Grande Florianópolis, de 4 de maio a 29 de junho.
A partir de noções básicas dos sistemas operacionais, os alunos aprenderam como usar editores de texto, de planilhas e de apresentações eletrônicas, além de conhecer conceitos da lógica de programação através de blocos de código.
Para Amanda, de 18 anos, uma das alunas, o curso foi muito proveitoso. “Aprendi várias coisas, entre elas como construir gráficos e apresentações no Canva”. Ela ressalta que, além de tudo, fez novas amizades.
Segundo a coordenadora Regina de Oliveira, do programa Jovem Aprendiz e Talento, “ aprender informática não é somente utilizar de forma básica algumas ferramentas, mas é se tornar um usuário conectado, que pensa logicamente e interage com as mídias sociais, que utiliza a internet como aliada ao seu cotidiano, pois isso será um diferencial no mercado de trabalho”. No final do curso, os 25 jovens foram aprovados e receberam certificados.
Idealizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses e a Fiesc, o Novos Caminhos estimula a cidadania e a autonomia de jovens que vivem nas 233 instituições de acolhimento de Santa Catarina. A eles são oferecidos serviços de educação, saúde e articulação para o mercado de trabalho.