Jornada Estratégica: modelo inédito traçou as diretrizes do PJSC para o período 2021-2026 - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Jornada Estratégica: modelo inédito traçou as diretrizes do PJSC para o período 2021-2026
25 Agosto 2021 | 14h30min
  • Gestão

O que se espera do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) para os próximos seis anos? A resposta está nas diretrizes, metas e objetivos traçados no Planejamento Estratégico 2021-2026. Trata-se do processo de construção das diretrizes estratégicas que nortearão a atuação, em todos os níveis, dos gestores na sua tomada de decisão, considerando a missão, a visão e os valores do Judiciário catarinense.

Mais do que um alinhamento às estratégias nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a revisão do planejamento sesquianual definida pelo PJSC coloca em prática a adoção de uma nova metodologia de organização, gestão de pessoas e recursos, além da governança institucional.

Uma das novidades diz respeito à formação de equipes multitemáticas e interdisciplinares para a discussão de cada uma das áreas essenciais de planejamento. De maneira inédita, a equipe de coordenação formada por integrantes da Presidência, da Assessoria de Planejamento (Asplan) e da Corregedoria-Geral da Justiça conduziu as discussões de forma plural e horizontal, contando com perspectivas de todos os atores com representatividade na atividade-fim, independentemente de integrar ou não a administração. Foram ouvidos magistrados, servidores, entidades e demais atores internos e externos ligados ao sistema de Justiça.

Nesse modelo inovador, a gestão do PJSC exerceu o papel de coordenar os trabalhos, mas as necessidades do Judiciário para o futuro foram identificadas por meio da participação coletiva. O Mapa Estratégico do PJSC, da mesma forma, foi construído com a integração de todos os níveis hierárquicos.

"Pela primeira vez, tivemos um Planejamento Estratégico fundado em conversas amplas e consistentes sobre a realidade e as necessidades do Judiciário, com a alta gestão e a base. Não se trata de uma visão do que a gestão atual entende como estratégica para os próximos seis anos, mas sim do que esses grupos nos trouxeram. É algo que nasceu da instituição e não somente da gestão", explica Marcos Leon Bianchi, assessor no Tocante a Atividades Específicas da Presidência. Como resultado, a interlocução ampliada reforçou a percepção da necessidade de se promover profundas mudanças na atividade jurisdicional, a exemplo da estrutura e do modelo de trabalho, da organização judiciária e da gestão de pessoas, entre outras frentes.

 

 

Consulta pública ampliou a participação na elaboração de diretrizes

 

A formulação das diretrizes estratégicas do Judiciário catarinense para os próximos seis anos foi elaborada a partir de um processo também marcado pelo ineditismo, denominado Jornada Estratégica. Esta jornada teve como bússola um grupo gestor formado por integrantes do Gabinete da Presidência, da Corregedoria-Geral da Justiça e da Assessoria de Planejamento (Asplan).

Duas grandes frentes de trabalho foram estabelecidas pelo grupo: a criação de grupos temáticos e a realização de consulta pública. Os grupos temáticos contaram com a participação massiva de magistrados e servidores em discussões dos principais temas estabelecidos pela estratégia nacional, em consonância com a realidade do PJSC. Foram abordados a "Desjudicialização e a solução adequada de conflitos", a "Prestação Jurisdicional", a "Gestão de Pessoas", a "Tecnologia da Informação e Comunicação" e a "Infraestrutura".

Durante a jornada, ao menos 32 reuniões foram realizadas, contando com a participação de pelo menos 112 profissionais das mais diversas áreas. "Criamos grupos temáticos para tratar dos principais temas que afetam a nossa gestão e o trabalho da atividade-fim. Cada grupo realizou encontros semanais para abordar o tema de sua competência e poder discuti-lo, repensá-lo e apresentá-lo no formato de objetivos estratégicos", detalha Rafael Ulguim da Rosa Oliveira, assessor da Asplan e membro do grupo gestor.

Já a consulta pública consistiu na realização de formulário eletrônico para o registro das impressões da sociedade catarinense sobre o Judiciário do Estado. Além de servidores e magistrados, a iniciativa contou com contribuições de integrantes da OAB/SC, do MP/SC, da Defensoria Pública, da Procuradoria-Geral do Estado, das polícias Civil e Militar, de entidades de classe, entre outras instituições.

Nos próximos dias, novas reportagens serão publicadas no Portal do PJSC para detalhar os objetivos estratégicos do PJSC no período 2021-2026.

 

GRUPO GESTOR DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Arthur Haas de Souza Capeletti (Gabinete da Presidência)

Cassiano Reis (Assessoria de Planejamento)

Cleon Bassani Ribas (Gabinete da Presidência)

Marcos Leon Bianchi (Gabinete da Presidência)

Rafael Ulguim da Rosa Oliveira (Assessoria de Planejamento)

Ramon de Quadros Costa (Corregedoria-Geral da Justiça)

Juiz Romano José Enzweiler (Gabinete da Presidência)

 

Conheça o Mapa Estratégico 2021-2026

Consulte o relatório que apresenta o Planejamento Estratégico e detalha os novos objetivos institucionais

Assista o programa Palavra do Presidente sobre o tema.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080