Voltar Inscrições abertas para curso sobre a inclusão da pessoa com autismo no Judiciário 

Com 26 horas-aula, será oferecido em modalidade virtual 

A Academia Judicial (AJ) do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) está com inscrições abertas para o curso Inclusão da Pessoa com Autismo no PJSC: conhecimentos básicos, que acontecerá de 24 de junho a 21 de julho de 2024, em modalidade virtual (acesso conforme a disponibilidade e conveniência do aluno). A carga do curso é de 26 horas-aula.

As inscrições devem ser efetuadas na página da AJ até 20 de junho. Magistrados, servidores (efetivos e comissionados), estagiários, residentes jurídicos, voluntários e colaboradores do PJSC podem participar. 

Conteúdo Programático 

Unidade 1 - Introdução 

1.1. O que é deficiência 

1.2. Terminologias: pessoa com deficiência (esclarecimentos sobre as nomenclaturas em desuso e a nomenclatura atual) 

1.3. Principais tipos de deficiência: física, auditiva, visual, autismo, intelectual, mental, surdocegueira e múltipla deficiência 

1.4. Deficiências não visíveis 

1.5. Barreiras: o que são, quais são os tipos e como são caracterizadas 

1.6. Importância e benefícios da inclusão: para o local de trabalho, colegas, pessoas com deficiência e sociedade 

1.7. Ações afirmativas: o que são, quais as suas finalidades e por que ainda são necessárias? 

1.8. Leitura complementar 

Unidade 2 - Legislação 

2.1. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Lei Brasileira de Inclusão: origem, conceitos, importância e aplicabilidade 

2.2. Acessibilidade e Inclusão no PJSC: Resolução CNJ n. 401, de 16 de junho de 2021; Resolução GP n. 43 de 2022; Programa Integra; Secretaria de Acessibilidade e Inclusão 

2.3. Leitura complementar 

Unidade 3 - Neurodiversidade 

3.1. Significado 

3.2. Diferença entre neurotípico e neurodivergente 

3.3. Importância 

3.4. Quais pessoas são consideradas neurodivergentes e suas principais características 

3.5. Por que assumir que somos diferentes contribui com desenvolvimento de todos 

3.6. Importância da diversidade e inclusão no cotidiano de trabalho 

3.7. Leitura complementar 

Unidade 4 - Neurodiversidade e Autismo 

4.1. Autismo: conceito, Transtorno do Espectro Autista, principais características, níveis de suporte 

4.2. Simbologia atual referente à pessoa autista 

4.3. Leitura complementar 

Unidade 5 - Autismo na Perspectiva da Neurodiversidade 

5.1. Transtorno do Espectro Autista: conceito, por que “espectro”, principais características, níveis de suporte 

5.2. Deficiência intelectual e autismo: qual a diferença? 

5.3. Leitura complementar 

Unidade 6 - Autismo e o Ambiente Profissional 

6.1. A importância de pertencer 

6.2. Principais necessidades, barreiras mais evidentes, como proporcionar acessibilidade, como favorecer a inclusão 

6.3. Desafios e potencialidades nas relações de/com o trabalho 

6.4. Formas apropriadas de assistência e apoio 

6.5. Ações que podem dificultar ou contribuir para o cotidiano de trabalho 

6.6. Papel das equipes, dos gestores e da instituição 

6.7. Leitura complementar 

Unidade 7 - Autismo e Capacitismo 

7.1. O que é capacitismo? 

7.2. Desafios e obstáculos para a participação ativa das pessoas autistas nos mais diversos âmbitos sociais, econômicos, políticos e culturais 

7.3. Como podemos contribuir para uma cultura de inclusão das pessoas no Transtorno do Espectro Autista 

7.4. Leitura complementar 

Unidade 8 - A Contribuição dos Dispositivos Legais 

8.1. Relatos de situações do cotidiano: experiências não exitosas e exitosas 

8.2. Leitura complementar 

Unidade 9 - Síntese e Conclusão 

9.1. O papel individual e coletivo, pessoal, profissional e institucional, para uma sociedade mais inclusiva e justa 

9.2. Atribuições e contribuições da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão para a cultura inclusiva no PJSC e, consequentemente, para a sociedade

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
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