Fóruns em estilo arquitetônico contemporâneo estão na série 'Justiça e Arquitetura'   - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Fóruns em estilo arquitetônico contemporâneo estão na série 'Justiça e Arquitetura'  

Comarcas de Gaspar e Canoinhas são destacadas no episódio desta sexta-feira 

21 Março 2025 | 15h36min
  • Websérie

Na correria do dia a dia, é comum não elevar o olhar e observar a beleza das construções que encontramos pelo caminho. A série "Justiça e Arquitetura", em seu quinto capítulo, disponibilizado nesta sexta-feira, 21 de março, explora os fóruns das comarcas de Gaspar, no Vale do Itajaí, e Canoinhas, no Planalto Norte. Os prédios foram projetados com os conceitos da arquitetura contemporânea, com princípios modernos de acessibilidade, conforto e sustentabilidade. As imagens aéreas oportunizam um jeito diferente de conhecê-los.

O fórum de Gaspar, inaugurado em 2017, foi construído com o pensamento no futuro da região, com estrutura para abrigar até sete varas. Os nove andares garantem acessibilidade aos usuários e servidores, bem como prioriza os cuidados com o meio ambiente, com ações de reaproveitamento da água da chuva, uso da luz natural, tratamento de esgoto e equipamentos de baixo consumo energético.

O fórum da comarca de Canoinhas foi entregue em 2018 para atender, além do município-sede, as comunidades de Major Vieira, Três Barras e Bela Vista do Toldo. A construção incorpora sistemas e tecnologias que proporcionam maior conforto aos usuários. E a sustentabilidade também é prioridade. A cobertura verde sobre o salão do júri reduz a insolação direta e a necessidade do uso de ar-condicionado. Outras ações sustentáveis, como o reaproveitamento da água da chuva e brise-soleil nas fachadas, proporcionam eficiência energética.

O projeto “Justiça e Arquitetura” é uma iniciativa do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) em parceria com a Diretoria de Engenharia e Arquitetura, do TJSC. A série está dividida em 11 vídeos que classificam 23 fóruns pelo estilo arquitetônico de cada um, seja clássico, enxaimel, moderno ou de pastilha azul. Para o projeto, foram selecionados os fóruns das comarcas de Itajaí, Descanso, Biguaçu, Balneário Camboriú, Correia Pinto, Brusque, Cunha Porã, Indaial, Pomerode, Chapecó, São José, Gaspar, Canoinhas, Timbó, Herval d’Oeste, Catanduvas, Forquilhinha, Ascurra, Turvo e Armazém, além dos dois fóruns da Capital (Florianópolis).

Os vídeos também são publicados nas redes sociais do TJSC para visualização de toda a comunidade, bem como dos servidores de todas as comarcas. A cada sexta-feira, um novo episódio é disponibilizado no canal do TJSC no YouTube. 

Veja o vídeo abaixo e se encante com a arquitetura dos fóruns apresentados neste episódio. 

 

Episódios anteriores: 

Vídeo 1 

Vídeo 2 

Vídeo 3 

Vídeo 4 

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080