Fóruns da comarca da Capital são referência brasileira na arquitetura moderna - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Fóruns da comarca da Capital são referência brasileira na arquitetura moderna

Os detalhes dos prédios são destaque na série 'Justiça e Arquitetura' 

04 Abril 2025 | 14h55min
  • Websérie

Um vídeo de quatro minutos é o suficiente para conduzir um passeio visual incrível de apreciação da arquitetura dos fóruns da Capital. O 7º capítulo da série "Justiça e Arquitetura" explora, do alto, os visionários projetos dos fóruns da comarca da Capital, Desembargador Rid Silva e Eduardo Luz, inaugurados em 1986 e 1968, respectivamente. O episódio já está disponível no canal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) no YouTube.

Com área construída de 10.209,34 m², o Fórum Desembargador Rid Silva esbanja elegância em sua forma cilíndrica e envidraçada, que combina modernidade e transparência em um design inovador para a época da construção. O formato circular do edifício é uma característica marcante, que proporciona uma estética diferenciada e moderna e que atrai a atenção mesmo de quem está distante.

Além da beleza, as fachadas de vidro permitem a entrada de luz natural e criam um ambiente mais iluminado. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo arquiteto Carlos Stodieck, da Diretoria de Engenharia e Arquitetura do TJSC.

Já o Fórum Eduardo Luz foi desenvolvido originalmente para abrigar a sede da Celesc, em projeto do arquiteto Hans Broos. O Poder Judiciário utiliza o espaço desde 2009. O prédio é um exemplo marcante de arquitetura moderna no Brasil, com a utilização de materiais como concreto aparente e estruturas metálicas. As linhas retas e as formas geométricas claras são características predominantes.

O uso do concreto aparente nas fachadas confere um aspecto robusto e contemporâneo, enquanto as estruturas metálicas proporcionam leveza e elegância. O prédio possui elementos que garantem a durabilidade e a sustentabilidade, com a utilização de materiais recicláveis e de longa vida útil.

O projeto “Justiça e Arquitetura” é uma iniciativa do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) em parceria com a Diretoria de Engenharia e Arquitetura, do TJSC. A série está dividida em 11 vídeos que classificam 23 fóruns pelo estilo arquitetônico de cada um, seja clássico, enxaimel, moderno ou de pastilha azul. Para o projeto, foram selecionados os fóruns das comarcas de Itajaí, Descanso, Biguaçu, Balneário Camboriú, Correia Pinto, Brusque, Cunha Porã, Indaial, Pomerode, Chapecó, São José, Gaspar, Canoinhas, Timbó, Herval d’Oeste, Catanduvas, Forquilhinha, Ascurra, Turvo e Armazém, além dos dois fóruns da Capital (Florianópolis).

Os vídeos também são publicados nas redes sociais do TJSC para visualização de toda a comunidade, bem como dos servidores de todas as comarcas. A cada sexta-feira, um novo episódio é disponibilizado no canal do TJSC no YouTube.

Clique aqui e conheça a arquitetura visionária dos fóruns da Capital.

 

Veja também os episódios anteriores:

Vídeo 1 

Vídeo 2 

Vídeo 3 

Vídeo 4 

Vídeo 5

Vídeo 6 

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080