Voltar Evento sobre segurança no trânsito tem participação de pessoas em medida alternativa

Objetivo é conscientizar envolvidos para prevenir acidentes

Oito pessoas em cumprimento de medidas alternativas na Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Blumenau participaram neste mês de evento do movimento Maio Amarelo. O painel com o tema "Paz no Trânsito Começa por Você" foi promovido pelo Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina (SindsegSC) para destacar a conscientização no trânsito como um meio crucial para a prevenção de acidentes. 

A participação desses indivíduos, que também frequentam mensalmente as palestras sobre trânsito organizadas pela CPMA de Blumenau, demonstrou um compromisso notável com sua reabilitação e com o aprimoramento da segurança viária. A decisão de envolvê-los no evento foi estratégica, considerando o longo engajamento da equipe da CPMA nos eventos do Maio Amarelo em Blumenau. 

Para a equipe da Central, a presença deles no encontro reforça a importância do respeito às leis de trânsito e da adoção de uma postura prudente - aspectos cruciais para a redução de acidentes e para a reintegração daqueles que estão cumprindo penas relacionadas a infrações de trânsito.

O painel contou com falas de especialistas como Rafael Melati, da Polícia Rodoviária Federal (PRF); Sergio Bagattoli, da Guarda Municipal de Trânsito (GMT); Simone Gadotti, da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto de Blumenau (Seidep); Emerson de Andrade, especialista em gestão e segurança no trânsito; e Atanir Antunes, do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/SC). Cada palestrante teve 15 minutos para expor suas perspectivas e experiências, mediadas por Leonardo Egert, diretor do SindsegSC em Blumenau.

“A resposta dos participantes em medida alternativa foi quase unânime ao refletirem sobre o evento: os dados estatísticos divulgados pela PRF foram impactantes. Eles se deram conta de que o trânsito mata mais do que crimes de homicídio no Brasil e que, frequentemente, essas mortes não são acidentes, mas resultados de imprudência”, compartilha a coordenadora do CPMA de Blumenau, Juciane Andreia Boldt.

As informações apresentadas durante o painel ressaltaram a gravidade das infrações de trânsito e reforçaram a necessidade de uma mudança de comportamento para garantir a segurança de todos. A reflexão promovida pelo painel "Paz no Trânsito Começa por Você" demonstrou como eventos educacionais podem influenciar positivamente a reintegração social e a conscientização dos que estão cumprindo medidas alternativas, contribuindo para um trânsito mais seguro e uma sociedade mais consciente.

A Central de Blumenau, regida pela Secretaria de Administração Prisional (SAP-SEPAE), atua em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e o Ministério Público, apoia e monitora a execução de penas e medidas alternativas e busca a reintegração de indivíduos à sociedade.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.