Esmesc recebe juristas para debater sobre direito penal no mundo contemporâneo  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Esmesc recebe juristas para debater sobre direito penal no mundo contemporâneo 

Evento propõe reflexão aprofundada sobre desafios do direito penal na atualidade 

01 Abril 2025 | 09h18min
  • Evento

O direito penal enfrenta desafios cada vez mais complexos diante das transformações sociais, políticas e tecnológicas que marcam o mundo contemporâneo. Para debater essas mudanças e seus impactos no sistema jurídico, a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) será palco do seminário “O Direito Penal em um mundo em transformação”, na próxima sexta-feira, dia 4 de abril.

O evento é realizado em parceria com o Instituto Eduardo Correia, uma associação que promove um espaço de investigação e produção científica na área das ciências criminais, do direito constitucional e da filosofia do direito.

A programação contará com palestras de Sylvia Steiner, desembargadora aposentada do TRF-3 que integrou o Tribunal Penal Internacional e preside o Instituto Eduardo Correia; de Fábio Roberto D’Avila, pós-doutor em Ciências Criminais, professor da PUC-RS e presidente do Conselho Científico do Instituto Eduardo Correia; e do juiz Fernando Vieira Luiz, do TJSC, doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além da mediação do professor, advogado e coordenador do Instituto Eduardo Correia em Santa Catarina, Marcelo Pertille.

Voltado para magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, estudantes e pesquisadores da área, o evento propõe uma reflexão aprofundada sobre os desafios do direito penal na atualidade. O objetivo é fomentar um debate qualificado sobre a necessidade de reavaliação dos paradigmas tradicionais e da construção de soluções jurídicas alinhadas à nova realidade social. O diretor-geral da Esmesc, juiz Maurício Cavallazzi Póvoas, acredita que a iniciativa vai ao encontro do compromisso da Esmesc. “Queremos oferecer formação e atualização contínuas para a comunidade jurídica, promovendo espaços de discussão essenciais para o aprimoramento do sistema de justiça.” As inscrições para o evento, que é gratuito e aberto ao público em geral, podem ser feitas no site da Esmesc

Imagens: Divulgação/Esmesc
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080