Em ação conjunta, NIS e DEIC deflagram operação contra o golpe da falsa central de atendimento - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em SP
- Golpe
Em conjunto com a Delegacia de Defraudações da DEIC/PCSC e com apoio da Polícia Civil de São Paulo e da Comissão Especial de Segurança do TJSP, o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), deflagrou na manhã desta quarta-feira (8/5) a operação Central do Crime.
Foram cumpridos ao todo 11 mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo. A operação investiga golpes realizados por meio de uma falsa central de atendimento. Após entrar em contato com as vítimas residentes em Santa Catarina – algumas delas integrantes do Poder Judiciário catarinense –, os investigados solicitavam que elas instalassem um determinado aplicativo no celular.
Por meio desse aplicativo, os golpistas passavam a controlar as contas-correntes das vítimas, transferindo o dinheiro para diversas contas bancárias. A seguir, fracionavam os valores em outras contas com a intenção de dificultar seu rastreio.
Além das vítimas de Santa Catarina, a organização criminosa investigada também aplicou diversos golpes em outros estados, entre eles Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Sergipe, Goiás e Rio Grande do Sul.
Os aparelhos eletrônicos apreendidos na operação serão analisados para a continuidade das investigações e identificação dos demais envolvidos, bem como diversos documentos bancários que comprovam a participação ativa dos investigados no golpe em apuração.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Santos, Guarujá, Ribeirão Preto e São Paulo. Segundo o coordenador do NIS, desembargador Sidney Eloy Dalabrida, a operação é resultado de mais uma investigação cibernética realizada no âmbito do NIS para combate às fraudes digitais.