Em 2 de dezembro, será obrigatória autenticação de dois fatores (2FA) para usuários internos do eproc - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Magistrados e servidores terão mais segurança com medida
- Eproc
A contagem é regressiva: nesta quarta-feira, 27 de novembro, faltam apenas cinco dias para que a autenticação de dois fatores (2FA) passe a ser utilizada por todos os magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) que trabalham com o sistema eproc.
A partir de 2 de dezembro, a 2FA será obrigatória a todos os usuários internos para que possam realizar o acesso ao sistema. A medida busca reforçar a segurança de dados e o controle de acesso.
A ativação da 2FA, contudo, já está disponível. Um vídeo traz um tutorial rápido que explica os seis passos para a configuração da autenticação de dois fatores. Além dele, um tutorial em formato PDF está disponível no Portal do Conhecimento. A implementação da nova ferramenta de segurança está a cargo da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Diretoria de Suporte à Jurisdição de Primeiro Grau (DSJPG).
Assim como no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a 2FA no eproc exigirá a geração de um código temporário pelos aplicativos Microsoft Authenticator ou Google Authenticator, informado no seu smartphone. Essa camada adicional de segurança permite proteger o acesso. Assim, mesmo que alguém descubra sua senha, não conseguirá acessar o sistema com suas credenciais.
A adoção da 2FA está de acordo com a Portaria CNJ n. 140/2024 e com decisão do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação (CGOVTI), do PJSC. O recurso, amplamente adotado no mundo digital, tem reduzido de forma significativa o risco de ataques cibernéticos a e-mails, redes sociais e dados bancários. A tecnologia, agora utilizada em larga escala, oferece maior segurança contra ameaças virtuais e protege informações pessoais e corporativas.