Voltar DSQV percorre comarcas do norte do Estado para levar ações de prevenção em saúde

Membros da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida do TJSC.
 

Membros da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), do TJSC, “pegaram a estrada” nesta semana e visitaram três comarcas do norte do Estado com o objetivo de despertar no servidor a necessidade de cuidar da saúde, diagnosticando precocemente qualquer alteração e mantendo em equilíbrio corpo e mente. A iniciativa faz parte do “Reprograme-se” e foca também em viabilizar os serviços já oferecidos pela DSQV na capital a todo o quadro do PJSC.

“A pandemia possibilitou que nossa diretoria chegasse mais próximo às comarcas com os recursos tecnológicos que foram criados, mas a intenção agora é também estarmos mais próximos fisicamente dos magistrados e servidores de todo o Estado, levando nossas ações em saúde e também conhecendo as diferentes realidades e necessidades existentes”, ressalta Graciela de Oliveira Richter Schmidt, diretora da DSQV .

Atendimento a servidores.
 

Para tanto, foram disponibilizadas auriculoterapia, aferição de pressão arterial, avaliação de glicemia e da constituição corporal pela bioimpedância, e ao final dos atendimentos os servidores tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa com os psicólogos sobre saúde mental e relacionamento interpessoal.

Membros da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida do TJSC
 

“A equipe é formada por um médico, um enfermeiro e dois psicólogos. A aferição de pressão e de glicemia são exames bem conhecidos, as novidades ficam por conta da auriculoterapia, uma técnica da medicina tradicional chinesa que estimula pontos sensíveis na orelha para o tratamento de doenças, alívio de dores e sintomas clínicos, físicos e emocionais, e também da avaliação da constituição corporal pela bioimpedância, por meio de uma balança utilizada em avaliações nutricionais e endocrinológicas para avaliar dados mais sensíveis e precisos além do peso, então avaliamos o IMC, porcentagem de água corporal e de gordura entre outros fatores”, explica o médico servidor do TJSC William de Oliveira Duailibi.


 

Itaiópolis

O percurso começou em Itaiópolis, sempre com atendimentos feitos por demanda espontânea no local, sem necessidade de agendamento prévio. Os servidores passaram por todas as etapas dos serviços oferecidos - foram realizados 22 exames, e os profissionais orientaram, quando necessário, quais providências devem ser tomadas.

O diretor da Vara Única da comarca de Itaiópolis, juiz Gilmar Nicolau Lang, ressaltou a importância da iniciativa itinerante. “A atividade 'Reprograme-se – Saúde Itinerante' é um momento de cuidar dos servidores. Nessa atividade foi realizada uma roda de conversa onde muitas sugestões de melhorias na rotina de trabalho foram trazidas pelos colegas, além disso foi realizada avaliação em saúde em que foi possível ter uma noção geral acerca, também, da saúde física dos servidores. Com atividades assim, o Tribunal de Justiça mostra que valoriza aqueles que contribuem diariamente para a sociedade executando o relevante trabalho do Poder Judiciário, cada um em seu setor, cargo e função. A Justiça também é feita por pessoas, é preciso estar bem para cuidar do outro, ou seja, é preciso cuidar dos servidores para que eles possam cuidar da sociedade”, frisa.

Mafra

O segundo dia de atendimentos nas comarcas do Norte do Estado foi em Mafra, um expediente diferente para 45 servidores, que investiram um tempo para cuidar da saúde.  Acadêmicos da Universidade do Contestado e uma professora do curso de Enfermagem uniram-se a equipe do TJSC para a realização dos exames. “Louvável iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina com o projeto “Reprograme-se – Saúde Itinerante”, demostrando preocupação com a saúde mental e física”, destaca o diretor do foro, juiz André Luiz Lopes de Souza.

Rio Negrinho

O ciclo da semana foi encerrado na comarca de Rio Negrinho, onde 35 servidores passaram pelos exames e 10 participaram da roda de conversa sobre saúde mental e relações interpessoais com o intuito de melhorar conflitos.  “As ações realizadas por meio da campanha foram acolhidas com grande ânimo pelos servidores, os quais se utilizaram de todos os atendimentos. Ademais, na opinião deles, campanhas como esta são muito importantes, pois demonstram que o Poder Judiciário se preocupa com a saúde e o bem-estar dos servidores. Isso reflete no desempenho das equipes que trabalham com afinco pela comunidade. Por fim, destacaram a atenção, eficiência e presteza com que foram atendidos pelos profissionais atuantes”, frisa o diretor do Foro da comarca de Rio Negrinho, juiz Rodrigo Climaco José.

Ao final desta etapa, o médico servidor do TJSC William de Oliveira Duailibi reforçou a importância da prevenção: “Questões de saúde mental, osteomuscular e doenças crônicas são as mais prevalentes nos servidores. Então ações como esta pretendem gerar reflexões de autocuidado, estímulo e realizar diagnósticos.”

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.