Diplomata britânico visita NIS para conhecer avanços na área da segurança cibernética  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Diplomata britânico visita NIS para conhecer avanços na área da segurança cibernética 

Cooperação internacional foi debatida no encontro 

01 Agosto 2024 | 14h37min
  • Segurança

O diplomata James Norman, do Reino Unido, realizou uma visita extraoficial nesta semana ao Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). Acompanhado pelo professor de línguas Herbert Ribeiro e pelo promotor de justiça Affonso Guizzo Neto, o diplomata britânico teve a oportunidade de conhecer de perto as iniciativas de segurança institucional do PJSC, especialmente no campo dos crimes cibernéticos.

A comitiva foi recebida pelo desembargador Sidney Eloy Dalabrida, coordenador do Conselho de Segurança Institucional e do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), que detalhou o modelo e a estrutura de segurança do Poder Judiciário catarinense. A apresentação incluiu os protocolos e as medidas adotadas para combater crimes cibernéticos.

O magistrado pontuou a atuação do NIS na resolução de inúmeros casos de crimes cibernéticos contra os ativos do Judiciário catarinense, como os golpes do falso leilão e dos falsos precatórios entre outros. O diplomata teve a chance de esclarecer suas dúvidas e entender melhor o funcionamento das operações de segurança.

Participaram da apresentação o chefe da Divisão de Inteligência do NIS, delegado de polícia civil Mauro Cândido dos Santos Rodrigues; o chefe da Divisão de Segurança Institucional do NIS, tenente-coronel Joanir Ricardo Pereira dos Santos; o chefe de operações do NIS, major Carlos Eduardo Steil Silva; e o agente de polícia civil João Alberto Nakamura Júnior. A visita ocorreu na última quarta-feira (31/7).

Além disso, a comitiva conheceu o Centro Integrado de Segurança e Monitoramento, que representa um marco significativo na vigilância e monitoramento das unidades judiciárias, ao garantir maior segurança a magistrados, servidores, colaboradores e visitantes.

James Norman assumirá, em setembro próximo, o setor de combate a crimes cibernéticos da Embaixada do Reino Unido no Brasil, em São Paulo. Ele fez questão de destacar a importância da cooperação internacional na área de segurança. Esse setor será responsável pelas questões de crimes cibernéticos em toda a América Latina. “A troca de conhecimentos e experiências é essencial para o desenvolvimento de estratégias eficazes no combate aos crimes cibernéticos”, registrou o  desembargador Dalabrida.  

Imagens: Divulgação/NIS-TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080