CPMA de Joinville realiza capacitação anual para entidades parceiras - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Comarcas
A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) da comarca de Joinville promoveu na última sexta-feira (23/6) capacitação anual voltada a instituições parceiras que recebem pessoas em alternativa penal, condenadas por crimes de menor potencial ofensivo. O objetivo do evento foi atualizar os gestores sobre todo o trâmite, desde a seleção até o acompanhamento, e a importância dos PAPs dentro das entidades.
“Temos experiências exitosas de pessoas prestadoras de serviços que se tornam voluntárias ou são contratadas pelas instituições após o cumprimento da pena. Então estamos conseguindo alcançar este propósito, auxiliar para que a pessoa se integre à sociedade”, frisa a superintendente de Penas Alternativas de Apoio ao Egresso, Janete Grobe.
Para o coordenador da CPMA/SAP/DPP da comarca de Joinville, Rodrigo Nazário, despertar o interesse das entidades em firmar parcerias reflete em benefício para a sociedade. “Após o cumprimento do serviço, a pessoa retorna melhor para o meio em que vive. Na CPMA orientamos as entidades sem fins lucrativos interessadas em receber essas pessoas com toda a documentação, e o encontro de hoje foi fundamental para que as entidades conheçam a central e o trabalho realizado.”
As CPMAs, vinculadas à Secretaria de Estado da Administração, contam com equipes de psicólogos e assistentes sociais e têm o objetivo de atender autores de pequenos delitos com penas que variam até quatro anos.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)