Voltar Comarcas de SC intensificam ações ao longo da Semana da Justiça Pela Paz em Casa

A comarca de Araranguá realizou, na quarta-feira (22/11), a 1ª Caminhada pelo fim da violência doméstica e familiar contra à mulher, evento idealizado pela juíza Thania Mara Luz, titular da 1ª Vara daquela unidade jurisdicional, em razão do início da XXV Semana da Justiça Pela Paz Em Casa, promovida pelo Poder Judiciário desde a última segunda-feira (20/11).

O evento foi organizado pela magistrada e pelos servidores da 1ª Vara Criminal de Araranguá e contou com a participação da Polícia Militar, da Delegada de Polícia titular da DPCAMI e dos respectivos agentes de polícia, dos promotores de justiça e membros do Ministério Público das 4ª e 6ª Promotorias de Justiça de Araranguá/SC, de representantes do Projeto OAB Por Elas, além de representantes da sociedade civil, da banda fanfarra da CAIC - Escola Básica Jardim das Avenidas e de alunos da EEB. Estadual de Araranguá/SC.

A caminhada teve a finalidade precípua, conforme salientou a juíza Thania, de “promover e trazer conscientização e visibilidade acerca do tema, uma vez que o combate à violência doméstica e familiar é uma luta de todos na sociedade e que necessita ser discutida em todos os meios”.

E foi assim que a caminhada teve início às 11 horas da manhã, com saída na frente do Fórum da comarca, em trajeto percorrido em cerca de 40 minutos. Durante o percurso, foram emanados gritos de “Diga não à violência”, “Em caso de violência, Disque 180”, bem como informado dados estatísticos atuais acerca dos casos de feminicídio e de violência contra mulheres no país. Os participantes percorreram o centro e o calçadão de Araranguá/SC, e encerraram a caminhada na frente do Fórum da comarca, de onde haviam partido.

Rio do Campo

Palestra com jovens.
 

Na comarca de Rio do Campo, no Alto Vale, a oficiala de Justiça Méri Luci Bodemuller palestrou  sobre Relacionamento Abusivo em evento que integrou a XXV Campanha Justiça pela Paz em Casa. Além de Méri, a analista jurídica Daniela Helmann palestrou sobre o Poder da Autoimagem para o Empoderamento Feminino. A enfermeira do município Julia Mathias também integrou o evento, que teve como tema "Empoderando Nossas Meninas Através do Autocuidado”.

Palestra.
 

Aproximadamente 160 adolescentes foram impactadas pela ação realizada pelo Rotary Club de Rio do Campo, composto só por mulheres. O objetivo do encontro foi a promoção de orientação quanto ao relacionamento abusivo, questões de saúde e autoconhecimento. O evento foi promovido em parceria com o Rotary, Secretaria Municipal de Saúde e Poder Judiciário, juntos na prevenção da violência doméstica.

Turvo

O juiz Manoel Donisete de Souza, titular da Vara Única da comarca de Turvo, participou nesta semana (21/11) de uma passeata dos alunos da rede municipal de ensino da cidade-sede da comarca, alusiva à Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais.
 
Passeata com alunos da rede municipal de ensino.
 
Os estudantes desfilaram com cartazes e faixas que produziram com o tema de prevenção e combate a violência doméstica e familiar contra a mulher. No material, eles disponibilizaram também telefones para denúncia e destacaram os aspectos positivos da implantação e manutenção de uma cultura de paz.
 
Alguns alunos levavam balões brancos e azuis com desenho de uma pomba branca, símbolo de paz. Também participaram da passeata o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Conselho Tutelar de Turvo. Ao final, o grupo se reuniu na praça em frente a Igreja Matriz do município.
 
Imagens: Divulgação/Comarcas de Araranguá, Rio do Campo e Turvo
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.