Comarca de Seara disponibiliza computador para comunidade acessar Balcão Virtual - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

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Voltar Comarca de Seara disponibiliza computador para comunidade acessar Balcão Virtual
01 Julho 2021 | 14h50min
  • Comarcas

Apesar do retorno gradual das atividades presenciais do Poder Judiciário de Santa Catarina nesta quinta-feira (1º/7), o atendimento se mantém prioritariamente pelas vias alternativas. O Balcão Virtual é umas das ferramentas mais atuais disponibilizadas gratuitamente pelo PJSC. Trata-se de um atendimento por videoconferência, como se fosse presencial. Para tanto, é necessário fazer a chamada via internet. Devido ao fato de parte da população usuária do Fórum de Seara, no Oeste, não ter acesso on-line, foi disponibilizado um computador, conectado à internet, para uso exclusivo da comunidade.

O equipamento está localizado na portaria do Fórum. Não é preciso agendar o atendimento. O usuário que tiver interesse no serviço será conectado diretamente a um servidor em home office, sem necessidade de manipular a máquina.

“O computador está disponível para toda a comunidade, especialmente para quem não tem celular ou recursos para acessar os serviços do Balcão Virtual. É uma maneira que encontramos para garantir que todos tenham acesso à Justiça, gratuitamente e com qualidade, possibilitando o andamento dos processos”, ressalta o juiz Douglas Cristian Fontana, da Vara Única da comarca.

Balcão Virtual

O Balcão Virtual (https://www.tjsc.jus.br/balcao-virtual) entrou em funcionamento em março deste ano. Um sistema de computador que simula, via internet, o atendimento presencial por uma chamada de videoconferência. Sem a necessidade de agendamento, o serviço está à disposição de qualquer cidadão, das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, por meio da página do TJSC na internet. O usuário escolhe a unidade de 1º grau desejada, entra na sala virtual e logo é informado sobre sua ordem na fila para atendimento.

Quem tem direito ao atendimento prioritário deve acrescentar a palavra “preferência” antes do nome e apresentar um documento oficial com foto. Em caso de problema técnico, a expressão “retorno” deve constar antes do nome.

Outra ferramenta criada foi a Central de Atendimento da CGJ (http://cgjweb.tjsc.jus.br/atendimento/). Diferente do Balcão Virtual, a Central da CGJ é destinada exclusivamente aos advogados, membros do Ministério Público e integrantes da Defensoria Pública.

Para quem prefere o contato por aplicativo de mensagens, o Judiciário catarinense também disponibilizou o WhatsApp Business (https://www.tjsc.jus.br/whatsapp-business) ao público em geral. Por fim, os e-mails (https://www.tjsc.jus.br/paginas-das-comarcas) ainda são uma maneira segura de buscar informações na unidade desejada.

Imagens: Divulgação/Comarca de Seara
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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