Comarca de Joinville recebe equipe de ergonomia para ter ambiente de trabalho seguro - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
DSQV quer manter saúde mental e postura correta dos servidores
- Saúde
Com dores recorrentes nas articulações e acometida por hérnia de disco, a técnica judiciária Alechandra Bertol, lotada no 2º Juizado Especial Cível da comarca de Joinville, ficou atenta aos sinais de seu corpo e solicitou mudanças nas acomodações do posto de trabalho. Agora, com a cadeira adequada e os acessórios ergonômicos, sente retorno positivo em relação à saúde e ao conforto laboral.
"Não conseguia me adaptar com a cadeira antiga, então busquei junto ao Tribunal uma apropriada e fui atendida. Os apoios de mouse e teclado também contribuíram para meu bem-estar. Como sinto dores devido à hérnia de disco e complicações nas articulações, preciso ficar sempre com os equipamentos completos", explica.
A servidora recebeu orientações de técnicos da empresa contratada pela Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), do TJSC, que percorrem as comarcas do Estado para realizar a análise ergonômica do trabalho e repassar informações sobre o assunto. A ação é focada em promover a adequação ergonômica dos postos de trabalho com vistas no máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente aos magistrados, servidores ativos (efetivos e comissionados), estagiários e residentes jurídicos.
O atendimento é personalizado. Antes da medição do espaço e análise da disposição de equipamentos, o servidor é orientado a responder um questionário online sobre os aspectos cognitivos do trabalho.
“Estamos realizando a análise ergonômica do trabalho com relação a cada colaborador em seu posto, observando a posição do monitor, cadeira, mesa, apoio de pé, braço e mãos. Fazemos orientações sobre posicionamento e postura. No geral, os problemas mais recorrentes são relativos aos apoios para mouse e teclado. A falta de ergonomia pode acarretar doenças como lombalgia e bicos de papagaio", frisa Carlos Eduardo Onofre, engenheiro de segurança do trabalho.
Para a chefe da Seção de Ergonomia do TJSC, Vanessa Zomer Fenili, é fundamental que todos estejam cientes da relevância dessas ações e colaborem durante o processo de avaliação e implementação das melhorias ergonômicas sugeridas.
“A execução dos serviços de análise ergonômica do trabalho foi retomada neste mês, e o intuito é que consigamos atender o maior número de pessoas que estejam trabalhando de forma presencial. Salientamos a importância desse trabalho, pois com orientação adequada, disponibilização de acessórios ergonômicos e adequação ergonômica do posto de trabalho, realizadas no momento da avaliação, pretende-se proporcionar aos colaboradores do PJSC um ambiente de trabalho mais saudável e seguro. Espera-se que essas medidas resultem em uma significativa redução de desconfortos físicos, prevenindo problemas de saúde relacionados à má postura e ao uso inadequado de equipamentos, o que, por sua vez, contribuirá para o aumento da produtividade e bem-estar geral dos colaboradores.”
Na comarca da maior cidade de SC, Joinville, a ação já foi iniciada, e em breve seguirá para outros fóruns do Estado. Dúvidas podem ser sanadas pelos servidores da Seção de Ergonomia, por meio dos telefones (48) 3287-7628 e 3287-7629 ou pelo endereço dsqv.ergonomia@tjsc.jus.br.