Com a posse de mais 24 concursados, PJ catarinense fecha biênio com 784 novos servidores - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Servidores
O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) realizou na segunda-feira (27) a última posse de 2023, com 24 novos servidores. Durante a atual gestão, de 2022 a 2023, foram nomeados 784 servidores efetivos em 10 diferentes cargos. Segundo o relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Judiciário catarinense conta com uma força de trabalho de 12.176 colaboradores entre magistrados, servidores, estagiários, terceirizados, conciliadores, voluntários e auxiliares.
Durante a atual gestão, que teve início com o desembargador João Henrique Blasi (fevereiro/2022) e terminará com o desembargador Altamiro de Oliveira (janeiro/2024) na Presidência, o diferencial foi a mudança do perfil do servidor desejado. Com o processo eletrônico implantado em todas as unidades judiciárias e a automação cada vez mais presente na área administrativa, o cargo de analista jurídico foi um dos mais requisitados neste ano para o incremento da atividade-fim. O número de analistas jurídicos ficou bem próximo do de técnicos judiciários auxiliares, que normalmente liderava o ranking das nomeações com ampla vantagem.
“A nomeação de 784 novos servidores durante o biênio administrativo em curso representa um avanço crucial na busca por uma estrutura mais robusta, e merece ser festejada. Essa medida não apenas fortalece as unidades, mas também reafirma o compromisso com uma prestação jurisdicional ágil e eficiente, contribuindo para aprimorar a qualidade e a rapidez na administração da Justiça. É relevante destacar que, na última semana, 24 novos servidores assumiram seus cargos, sendo acolhidos pelo programa Novos Laços no processo de ‘on boarding’ do TJSC, o que consolidou ainda mais a integração desses profissionais”, anotou o diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali.
Em 2022, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) realizou a posse de 199 técnicos judiciários auxiliares. O cargo de analista jurídico ficou na segunda posição, com a posse de 67 servidores; para oficial de justiça e avaliador, foram mais 66 nomeações. Em 2023, foram nomeados 188 técnicos judiciários, 165 analistas jurídicos e 35 oficiais de justiça entre outros cargos.
O relatório Justiça em Números também confirmou que os servidores do Judiciário catarinense estão concentrados na atividade-fim. O PJSC tem o menor percentual de colaboradores do país dedicados à área administrativa, com apenas 6% do total. De acordo com o CNJ, o percentual de servidores na área judiciária de 1º grau está em equilíbrio com a demanda processual da primeira instância. Em 2022, 84% dos servidores estavam lotados no 1º grau e, em 2023, o índice cresceu para 86%.
2022
Analista administrativo – 13
Analista de sistemas – 8
Analista jurídico – 67
Assistente social – 14
Enfermeiro – 1
Engenheiro civil – 1
Médico – 2
Oficial de justiça e avaliador – 66
Psicólogo – 1
Técnico judiciário auxiliar – 199
Total – 372
2023
Analista administrativo – 6
Analista de sistemas – 2
Analista jurídico – 165
Assistente social – 14
Oficial de justiça e avaliador – 35
Psicólogo – 2
Técnico judiciário auxiliar – 188
Total - 412
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)