Cevid e UFSC apresentam trabalho com grupos reflexivos para delegação de Moçambique - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Projeto Ágora promove reflexões com homens autores de violência contra mulheres
- Violência Doméstica
A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com o Grupo de Pesquisa Margens, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentou o Projeto Ágora para a delegação do Ministério da Saúde do Brasil e de Moçambique, que visitou Florianópolis na última segunda-feira (2/9).
O grupo moçambicano, instituído pelo Ministério da Saúde do país, veio conhecer o projeto "A Hora é Agora", que trabalha na ampliação da testagem e tratamento imediato para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Composta de profissionais que atuam no enfrentamento da violência contra as mulheres, a delegação aproveitou para conhecer o Projeto Ágora, que atua na realização, capacitação e aperfeiçoamento dos grupos reflexivos para homens autores de violência contra mulheres.
Na oportunidade, a equipe da Cevid e do Margens apresentou a história, a importância e os resultados do projeto, além da discussão dos desafios, vulnerabilidades e potencialidades nas intervenções feitas com homens autores de violência. A equipe ainda mostrou dados da pesquisa que vem sendo realizada sobre feminicídio em Santa Catarina.
O evento foi organizado pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), Brasil e Ministério da Saúde do Brasil, com a presença do Ministério da Saúde de Moçambique e PEPFAR (siga em inglês do “Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids”, iniciativa governamental dos Estados Unidos para lidar com a epidemia global de HIV/Aids).