Cejusc estadual realizou cinco sessões durante o recesso forense do Judiciário catarinense - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Conciliação
Para auxiliar na solução de conflitos da sociedade catarinense durante o recesso forense do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc Estadual catarinense) permaneceu em plantão. O Cejusc Estadual, que atende 202 unidades jurisdicionais em 80 comarcas, além de processos oriundos de 42 gabinetes de 2º grau, realizou cinco sessões durante os períodos de Natal e de Ano Novo.
A unidade também fez acolhimentos e pré-mediações, além de prestar informações e realizar encaminhamentos. O Cejusc Estadual teve sua atuação requisitada de forma pré ou paraprocessual e processual também.
O coordenador do Cejusc Estadual catarinense, juiz de direito André Alexandre Happke, explicou que nas cinco sessões realizadas durante o recesso forense houve acordos ou ao menos ajustes provisórios necessários para o momento. Os casos foram de violência doméstica, família e cíveis.
“Na situação de violência doméstica, o que se vislumbrou em plantão foi a necessidade de diálogo para estabelecer um melhor contexto de medidas protetivas, com menos impacto a criança do espectro autista cuja guarda está com ambos os pais”, esclareceu o coordenador do Cejusc Estadual.
Atualmente, o Judiciário catarinense tem 43 unidades de Cejusc locais em funcionamento pelo Estado. O Cejusc Estadual é composto de uma estrutura com três equipes: de gestão da conciliação; de tramitação processual; e de cidadania. O objetivo é a conexão com os atendimentos de cada comarca, reforçando e potencializando os trabalhos dessa unidade.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)