Capítulo de 'Justiça e Arquitetura' destaca formas geométricas na arquitetura de fóruns - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Estilo contemporâneo está nos prédios de Forquilhinha, Turvo e Pinhalzinho
- Websérie
O episódio desta sexta-feira, 25 de abril, da série "Justiça e Arquitetura", do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, mostra o estilo contemporâneo utilizado na arquitetura dos fóruns de Forquilhinha e Turvo, no Litoral Sul, e de Pinhalzinho, no Oeste. São aplicações consideradas simples e diretas, que priorizam linhas retas e formas geométricas claras, mas que apresentam visual diferente que colabora para a beleza urbana local.
Os três projetos foram elaborados pela arquiteta Débora Carolina Piazza, da Diretoria de Engenharia e Arquitetura do TJSC. O fórum de Pinhalzinho foi inaugurado em 2008, e os de Forquilhinha e Turvo iniciaram o atendimento nas atuais estruturas em 2013. As formas geométricas são visíveis em todos os ângulos, mas as imagens aéreas possibilitam observar o prédio completo, com destaque para o grande telhado vermelho.
Todas as unidades possuem arquitetura focada em funcionalidade, em único pavimento térreo, de forma a permitir que todos os espaços sejam práticos e eficientes para o uso pretendido. A acessibilidade é outro fator priorizado através de rampas, sinalização tátil, sanitários adaptados e espaços amplos. Turvo ainda disponibiliza bicicletários para promover sustentabilidade e mobilidade.
Os materiais convencionais utilizados na construção foram escolhidos pela durabilidade oferecida, facilidade de manutenção e custo-benefício. Assim, os prédios têm garantidas segurança, fácil manutenção e longa vida útil.
O projeto “Justiça e Arquitetura” é uma iniciativa do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) em parceria com a Diretoria de Engenharia e Arquitetura, do TJSC. A série está dividida em 11 vídeos que classificam 23 fóruns pelo estilo arquitetônico de cada um, seja clássico, enxaimel, moderno ou de pastilha azul. Para o projeto, foram selecionados os fóruns das comarcas de Itajaí, Descanso, Biguaçu, Balneário Camboriú, Correia Pinto, Brusque, Cunha Porã, Indaial, Pomerode, Chapecó, São José, Gaspar, Canoinhas, Timbó, Herval d’Oeste, Catanduvas, Forquilhinha, Ascurra, Turvo e Armazém, além dos dois fóruns da Capital (Florianópolis).
Os vídeos também são publicados nas redes sociais do TJSC para visualização de toda a comunidade, bem como dos servidores de todas as comarcas. A cada sexta-feira, um novo episódio é disponibilizado no canal do TJSC no YouTube.
Confira gratuitamente a arquitetura diferente dos fóruns de Forquilhinha, Turvo e Pinhalzinho.
Veja os vídeos anteriores