Cadastramento de 2FA para advogados no eproc inicia etapa de obrigatoriedade - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Medida será escalonada e seguirá até julho
- Tecnologia
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por conta do cronograma estabelecido - e amplamente divulgado - para o cadastramento da autenticação em duas etapas (2FA) de advogados no sistema de processo eletrônico eproc, anuncia a obrigatoriedade da medida a partir desta terça-feira, 22 de abril.
Tal autenticação reforça a segurança no acesso à plataforma e seguirá implementação gradual, com períodos específicos para adesão de acordo com o último dígito da inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Depois do cadastramento voluntário, que ocorreu de 31 de março até 21 de abril, ele agora passa a ser obrigatório, porém de forma escalonada, conforme tabela abaixo:
22 de abril a 2 de maio - obrigatório para advogados e advogadas com a OAB terminada em 0
5 a 9 de maio - obrigatório para advogados e advogadas com a OAB terminada em 1
12 a 16 de maio - obrigatório para advogados e advogadas com a OAB terminada em 2
19 a 23 de maio - obrigatório para advogados e advogadas com a OAB terminada em 3
26 a 30 de maio - obrigatório para advogados e advogadas com a OAB terminada em 4
2 a 6 de junho - obrigatório para advogados e advogadas com a OAB terminada em 5
9 a 13 de junho - obrigatório para advogados e advogadas com a OAB terminada em 6
16 a 23 de junho - obrigatório para advogados e advogadas com a OAB terminada em 7
24 a 30 de junho - obrigatório para advogados e advogadas com a OAB terminada em 8
1º a 11 de julho - obrigatório para advogados e advogadas com a OAB terminada em 9 e outros
O eproc, plataforma utilizada para tramitação de processos eletrônicos no TJSC, já exige a autenticação em duas etapas de magistrados, servidores e estagiários. Agora, de forma paulatina, vai agregar também os advogados neste método que adiciona uma camada extra de proteção no momento do login, o que dificulta acessos não autorizados e garante maior proteção às informações processuais.
A implementação está a cargo da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Diretoria de Suporte à Jurisdição de Primeiro Grau (DSJPG). “Com o aumento das ameaças cibernéticas, é crucial adotarmos práticas de segurança mais robustas”, destaca a chefe da Divisão de Apoio do Judiciário, Sissa Correa.
Ela explica que a 2FA no eproc exigirá a geração de um código temporário pelo aplicativo Microsoft Authenticator. Esse recurso já é conhecido no mundo digital e tem reduzido significativamente os riscos de ataques cibernéticos. Os advogados devem acessar o portal do eproc e seguir as instruções disponíveis na seção específica para ativação da 2FA.
Caso necessite de ajuda, o profissional poderá pedir suporte à entidade representativa por meio do endereço centraldeatendimento@oab-sc.org.br ou pelo telefone (48) 3239-3500.
Acompanhe o vídeo tutorial para sanar outras dúvidas.